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Em novembro de 2020, chegaram ao conhecimento da ANACOM cerca de 11,1 mil reclamações sobre serviços de comunicações, mais 18% do que no mesmo mês do ano anterior.
Ouça a entrevista a João Cadete de Matos, Presidente do Concelho de Administração da ANACOM, no programa “A Vida do Dinheiro”, da TSF, a 14 de novembro de 2020, sobre o leilão 5G em Portugal e, ainda, sobre a concessão do serviço postal universal.
Leia a entrevista a João Cadete de Matos, Presidente do Concelho de Administração da ANACOM, publicada no Diário de Notícias e no Jornal de Notícias, a 14 de novembro de 2020, sobre a implementação da tecnologia 5G em Portugal e, ainda, sobre a concessão do serviço postal universal.
Na semana de 2 a 8 de novembro de 2020, semana em que regressou o teletrabalho obrigatório, o consumo de dados aumentou 4%, o consumo dos serviços de voz manteve-se estabilizado e o serviço de encomendas caiu 13% em comparação com a semana de 26 de outubro a 1 de novembro.
Em outubro de 2020, chegaram ao conhecimento da ANACOM cerca de 11,7 mil reclamações sobre serviços de comunicações, mais 22% do que no mesmo mês do ano anterior.
A ANACOM aprovou uma diferente modalidade de compensação financeira, a reverter a favor dos utilizadores, proposta pelos CTT, como forma de compensação pelo incumprimento de indicadores de qualidade do serviço postal universal em 2019.
Em setembro de 2020, chegaram ao conhecimento da ANACOM cerca de 12,4 mil reclamações sobre serviços de comunicações, mais 30% do que no mesmo mês do ano anterior.
Os prestadores de serviços de comunicações eletrónicas e serviços postais estão proibidos de disponibilizar linhas de atendimento ao consumidor com números telefónicos iniciados por "7", bem como de ter linhas de atendimento exclusivamente através de números telefónicos iniciados por "30" ou “808” sem uma alternativa de contacto telefónico através de números começados por "2".
Celebra-se hoje, 9 de outubro, o Dia Mundial dos Correios, dia do aniversário da criação da União Postal Universal (UPU). Esta data serve também para sublinhar a relevância do serviço postal para Portugal no ano em que se celebram os 500 anos do correio no nosso país.
Os CTT incumpriram, em 2019, 23 dos 24 indicadores de qualidade do serviço postal universal. Em resultado, a ANACOM decidiu aplicar o mecanismo de compensação previsto na lei, que tem lugar quando não são cumpridos os objetivos de desempenho fixados, e que consiste numa redução de preços que deverá beneficiar todos os utilizadores do serviço Postal Universal.