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Conheça os dados estatísticos dos acessos às principais plataformas de serviços informativos da ANACOM.
Em 2021, a ANACOM registou cerca de 128,5 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações, mais 1,1 mil (+1%) do que em 2020. As comunicações eletrónicas foram o sector mais reclamado, com 80,7 mil reclamações, o que corresponde a 63% do total de reclamações. As reclamações sobre serviços postais foram responsáveis por 47,8 mil reclamações, 37% do total de reclamações.
No terceiro trimestre de 2021, as reclamações contra prestadores de serviços de comunicações diminuíram 5% face a igual período de 2020, para 32,3 mil reclamações, mas subiram 14% em relação ao trimestre anterior.
No segundo trimestre de 2021 registaram-se 28,4 mil reclamações contra prestadores de serviços de comunicações, menos 8% do que em igual período de 2020 e menos 28% face ao trimestre anterior (menos cerca de 11 mil reclamações)
No segundo trimestre de 2021, o simulador COM.escolha disponibilizado pela ANACOM recebeu um total de 13 023 visitas de 11 229 utilizadores.
No segundo trimestre de 2021, foram colocadas 1788 perguntas ao assistente virtual “Pergunte à ANACOM”. No período em análise mais de 87% das perguntas colocadas obtiveram uma resposta do sistema de pesquisa inteligente da ANACOM.
Os conteúdos informativos do Portal do Consumidor da ANACOM geraram, no segundo trimestre de 2021, 170 853 visitas, sendo 274 139 o número de páginas vistas.
De acordo com o relatório estatístico sobre pacotes de serviços de comunicações eletrónicas relativo ao primeiro trimestre de 2021, o número de clientes atingiu os 4,3 milhões (+4,1% do que no mesmo trimestre do ano anterior), o que corresponde à entrada de 170 mil novos clientes.
Os preços das telecomunicações praticados em maio de 2021 aumentaram 1,1% face ao mês anterior devido a aumentos de preços de algumas ofertas em pacote. Em comparação com o mesmo mês do ano 2020, a variação de preços foi de -0,4%.
No 1.º trimestre de 2021, foram realizados no NET.mede cerca de 492 mil testes à velocidade dos acessos à Internet, em média 5466 testes diários, dos quais 76% realizados em acessos fixos nacionais de clientes residenciais e 18% em acessos móveis.