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Em 2023, entre a população residente em Portugal com 16 a 74 anos, 44% fez compras pela Internet e 25,7% nunca o fez. Cerca de 10,3% fez vendas online.
Esteja atento para evitar cair em burlas ou em esquemas fraudulentos na Black Friday e na Cyber Monday! Quem avisa é a Direção-Geral do Consumidor, através de um guia digital com conselhos práticos. Conheça quais.
A Comissão Europeia publicou a 27.03.2023 um relatório com base num inquérito sobre os hábitos de consumo nos Estados-Membros da União Europeia, Islândia e Noruega.
Em 2022, 43% dos portugueses fizeram compras através da Internet, mais 2 p.p. do que no ano anterior, um aumento inferior ao verificado em 2021 e 2020, anos marcados pela alteração de comportamentos dos consumidores resultante da pandemia COVID-19. Ainda assim, cerca de 25% das pessoas nunca fizeram compras online.
Este episódio contou com a participação especial de Ana Filipa Claro, Diretora de Serviços de Direito do Consumo, da Direção-Geral do Consumidor que nos veio falar sobre as novas regras aplicáveis à compra e venda de bens, conteúdos e serviços digitais
Foi publicada a Lei 7/2022, que estabelece a proibição das práticas de bloqueio geográfico e de discriminação nas vendas eletrónicas por parte de comerciantes que disponibilizam bens ou prestam serviços em território nacional para com os consumidores das regiões autónomas.