Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Está disponível a notícia do Telejornal Madeira, em que o Diretor da Delegação da ANACOM da Madeira, José Melim foi entrevistado a propósito da conferência de imprensa dada pela ANACOM dando conta da proposta encaminhada ao Governo para redução dos períodos de fidelização de 24 para 6 meses.
O serviço de atendimento presencial estará encerrado de 1 a 14.02.2023, mantendo-se disponível o atendimento através da linha gratuita 800 206 665 (entre as 9h00 e as 16h00).
A utilização da Internet das Coisas (“Internet of Things” - IoT) tem vindo a aumentar nos últimos anos, quer por consumidores, quer por empresas. Em 2022, 38% dos utilizadores individuais de Internet dispunham de algum equipamento de uso pessoal com acesso à Internet. Em 2021, cerca de 23% das empresas portuguesas com 10 ou mais trabalhadores utilizaram dispositivos ou sistemas interconectados que podem ser monitorizados ou controlados remotamente através da Internet.
Na sequência da Recomendação da ANACOM de 25.10.2022 com vista a mitigar o impacto do aumento do custo de vida no acesso a serviços de comunicações eletrónicas, a ANACOM declarou desconformes um conjunto de cláusulas presentes nos contratos de alguns operadores. Conheça quais foram e que regras estavam a incumprir.
Em 2023, o consumidor de comunicações eletrónicas tem mais direitos. Conheça as novas regras que estabelecem os direitos de suspensão temporária ou de resolução dos contratos em situações de alteração das circunstâncias do consumidor.
A ANACOM considera urgente adotar medidas que reforcem a concorrência e a proteção dos consumidores. Nesse sentido propôs ao governo reduzir o prazo das fidelizações para promover a redução dos preços.
No 30.º episódio ficará a saber em que condições poderá suspender temporariamente ou resolver o seu contrato perante uma alteração das circunstâncias.
Testes efetuados pela ANACOM demonstram existência problemas de cobertura e de qualidade dos serviços de voz e dados em ambos os municípios.
Em 2022, 43% dos portugueses fizeram compras através da Internet, mais 2 p.p. do que no ano anterior, um aumento inferior ao verificado em 2021 e 2020, anos marcados pela alteração de comportamentos dos consumidores resultante da pandemia COVID-19. Ainda assim, cerca de 25% das pessoas nunca fizeram compras online.
A taxa de variação média dos preços nos últimos 12 meses foi de 1,8%.