17.04.2020

COVID-19 - Novas medidas excecionais e temporárias de proteção aos consumidores de serviços de comunicações

No âmbito da atual situação de pandemia, a ANACOM propôs ao Governo a criação de um regime legal excecional e temporário com o objetivo de reforçar a proteção dos utilizadores de comunicações durante este período de crise. Algumas das preocupações da ANACOM foram agora consagradas na Lei n.º 7/2020, de 10 de abril.

17.04.2020

COVID-19 - Suspensão, cancelamento de contratos e penalidades por falta de pagamento preocupam consumidores de telecomunicações

Na semana se 4 a 10 de abril de 2020 os utilizadores apresentaram 1549 reclamações no livro de reclamações eletrónico, mais 14% do que na semana anterior. Cerca de 64% do total respeitam ao sector das comunicações eletrónicas, mais 4% do que na semana anterior, e 36% respeitam aos serviços postais

16.04.2020

COVID-19 - Alerta para falsos representantes dos operadores de telecomunicações

As autoridades de segurança (PSP - Polícia de Segurança Pública e GNR - Guarda Nacional Republicana) e os operadores de telecomunicações (MEO, NOS e Vodafone) têm vindo a alertar para a atuação de falsos profissionais que se fazem passar por representantes legítimos dos operadores com o objetivo de enganar os consumidores e obter vantagens ilícitas (ex.: assaltos a casas).

15.04.2020

COVID-19 - Utilização dos serviços de voz e Internet continua elevada

A ANACOM estima que na semana de 6 a 12 de abril o tráfego de voz e dados tenha aumentado, respetivamente, cerca de 1% e 2% relativamente à semana anterior.

14.04.2020

ALERTA - Chamadas de números internacionais desconhecidos podem esconder esquemas fraudulentos

A ANACOM voltou a tomar conhecimento de possíveis tentativas de fraude através de chamadas com origem em números internacionais, à semelhança do noticiado há cerca de três anos atrás.

07.04.2020

COVID-19 - Entrevista a José Nelson Melim na Rádio Jornal da Madeira

Oiça a entrevista a José Melim, chefe da delegação da ANACOM na Madeira, na rubrica ''Espaço ANACOM'', da Rádio Jornal da Madeira, a 1 de abril de 2020, sobre boas práticas na utilização do serviço de comunicações eletrónicas durante a pandemia (COVID-19).

06.04.2020

COVID-19 - ANACOM propõe medidas excecionais de proteção aos utilizadores de serviços de comunicações

No âmbito da atual situação de pandemia, a ANACOM tem recebido pedidos de informação e reclamações de consumidores que, por estarem em situação de desemprego ou com menores rendimentos, pretendem cancelar ou alterar os seus contratos. A ANACOM propõe um conjunto de medidas excecionais de proteção aos utilizadores.

03.04.2020

COVID-19 - Entrevista a José Melim no "Telejornal" da RTP Madeira

Veja a entrevista a José Melim, chefe da delegação da ANACOM na Madeira, no "Telejornal", da RTP Madeira, a 31 de março de 2020, sobre aumento do tráfego de comunicações eletrónicas resultante das medidas de prevenção de contágio de COVID-19.

03.04.2020

COVID-19 - Pandemia faz subir testes com NET.mede

O número de testes à velocidade de acesso à Internet, móvel e fixa, feitos através do NET.mede praticamente triplicou desde que foi decretada a pandemia do novo coronavírus e a maioria dos portugueses passou a ficar em casa.

03.04.2020

COVID-19 - Tráfego de comunicações eletrónicas cai, mas continua acima do período pré-pandemia

A ANACOM estima que o consumo de comunicações eletrónicas tenha diminuído na semana de 29 de março face à semana anterior, ainda que se mantenha significativamente acima do registado no período pré-COVID-19.