02.03.2021

Atualizações anuais dos preços dos serviços de comunicações pelos operadores

A ANACOM teve conhecimento, através das reclamações que recebeu, que alguns operadores informaram os seus clientes que a mensalidade do seu serviço seria atualizada no início do ano com base no Índice de Preços no Consumidor (IPC). Os reclamantes questionavam sobre a legalidade da referida atualização da mensalidade e sobre os seus direitos relativamente a esta situação.

01.03.2021

ANACOM registou mais de 125 mil reclamações contra os prestadores de comunicações em 2020

Em 2020, chegaram à ANACOM cerca de 125,5 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações, mais 27,8 mil, ou 28%, do que em 2019.

25.02.2021

ANACOM avalia qualidade do serviço de comunicações móveis na Região Centro

A ANACOM realizou um estudo de avaliação do desempenho dos serviços móveis de voz e dados, e da cobertura 2G, 3G e 4G disponibilizadas pela MEO, NOS e Vodafone na região Centro do país.

25.02.2021

Guia COVID-19 - Se pediu a instalação do serviço de telefone, Internet ou TV e o operador ainda não o instalou, saiba o que pode fazer

Com as medidas de segurança e de saúde públicas implementadas no combate à propagação da doença COVID-19, a atividade dos operadores ficou condicionada.

22.02.2021

COVID-19 - Capacidade disponível da TDT reservada para #EstudoEmCasa até ao final do ano letivo de 2020-2021

Depois de um período em que as atividades educativas e letivas estiveram suspensas devido à evolução da doença COVID-19, o Governo decidiu que as mesmas seriam retomadas em regime não presencial.

19.02.2021

COVID-19 - A gestão do consumo e da velocidade de Internet permitida aos operadores implica um aviso prévio ao cliente?

O Governo adotou medidas excecionais e temporárias de forma a assegurar a prestação ininterrupta de serviços de comunicações eletrónicas críticos à população. Entre essas medidas está a possibilidade de os operadores condicionarem o consumo de Internet com o objetivo de preservar a integridade e a segurança das redes.

18.02.2021

Alerta para falsos representantes da ANACOM

Através da linha de apoio da ANACOM, foram reportadas nos últimos dias algumas práticas fraudulentas por parte de indivíduos que utilizam o nome da ANACOM para procurarem obter vantagens comerciais (ex.: celebrar novos contratos de comunicações).

17.02.2021

Guia COVID-19 - Se o seu serviço de telefone, Internet ou TV está avariado e o operador ainda não o reparou, saiba o que deve fazer

Com as medidas de segurança e de saúde públicas implementadas no combate à propagação da doença COVID-19, a atividade dos operadores ficou condicionada.

15.02.2021

Equipamentos TDT - Encontre o seu equipamento e saiba como o sintonizar

A ANACOM disponibiliza uma pesquisa de equipamentos da televisão digital terrestre (TDT) com os respetivos guias de sintonização. Esta pesquisa inclui a maioria dos televisores ou recetores de TDT existentes no mercado.

15.02.2021

Guia COVID-19 - Saiba o que deve fazer se não conseguir trabalhar ou estudar a partir de casa, porque a velocidade da Internet é muito baixa e tem quebras

A utilização dos serviços de comunicações eletrónicas aumentou significativamente durante o estado de emergência. Nesse contexto, o Governo adotou medidas excecionais tendo em vista assegurar a prestação ininterrupta de serviços de comunicações eletrónicas considerados críticos.