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A atual situação de confinamento decorrente da pandemia de COVID-19, o teletrabalho e o ensino à distância levaram a um aumento significativo do número de testes à velocidade do serviço de acesso à Internet efetuados com o NET.mede, tanto nos acessos fixos residenciais, como nos acessos móveis.
De 18 a 24 de abril foram apresentadas 1882 reclamações no livro de reclamações eletrónico. Durante o mesmo período, a ANACOM recebeu ainda 525 solicitações (reclamações e pedidos de informação). Conheça quais os assuntos mais reclamados.
No contexto de emergência de saúde pública originada pela pandemia de COVID-19, os principais operadores de telecomunicações adotaram medidas excecionais e temporárias para minorar o risco nas suas atividades. Conheça essas medidas.
A pandemia da COVID-19 determinou uma profunda alteração do nosso modo de vida e da forma como trabalhamos. Conheça todas as medidas adotadas ou propostas pela ANACOM neste novo contexto.
A ANACOM estima que, na semana de 13 a 19 de abril, o tráfego de encomendas postais em Portugal aumentou 10% por comparação com o período anterior à entrada em vigor das medidas excecionais e temporárias associadas ao COVID-19.
A maior utilização da Internet decorrente do confinamento social está a levar a um aumento significativo do número de testes à velocidade do serviço de acesso à Internet efetuados com o NET.mede, tanto nos acessos fixos residenciais, como nos acessos móveis.
A ANACOM regista com satisfação a recente aprovação da Lei n.º 7/2020, de 10 de abril, que prevê um conjunto de regras excecionais e temporárias de resposta às dificuldades causadas aos consumidores pela pandemia de COVID-19. No entanto, propõe algumas alterações às regras aprovadas, por considerar que estas podem ser clarificadas e melhoradas.
No contexto do estado de emergência em que vivemos e com o objetivo de minorar o risco de contágio e de propagação da doença COVID-19, o Governo adotou, através do Decreto n.º 2-C/2020, de 17 de abril, um conjunto adicional de medidas excecionais e temporárias com impacto nos utilizadores de serviços de comunicações.
Em março de 2020, os preços das telecomunicações não se alteraram face ao mês anterior. Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior a variação de preços foi de -4,34%.
De 11 a 17 de abril foram apresentadas 1844 reclamações no livro de reclamações eletrónico, um aumento de 19% face à semana anterior. Durante o mesmo período, a ANACOM recebeu ainda 588 solicitações (reclamações e pedidos de informação), um aumento de 30% relativamente à semana de 4 a 10 de abril.