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Na semana de 18 a 24 de maio, o consumo de dados caiu 7% e a utilização dos serviços de voz diminuiu 2% face à semana anterior.
Durante a pandemia COVID-19, não está obrigado a alterar as condições contratadas para manter os serviços de comunicações. Saiba mais.
O número de minutos de conversação utilizados com origem na rede telefónica fixa aumentou 1,5% no 1.º trimestre de 2020 face ao mesmo período do ano anterior. Trata-se do primeiro aumento desde o 1.º trimestre de 2013.
Entre os dias 16 e 22 de maio, foram apresentadas 1956 reclamações sobre serviços de comunicações no livro de reclamações eletrónico, uma diminuição de 12% face à semana anterior.
Os preços das telecomunicações praticados em abril de 2020 não se alteraram face ao mês anterior. Por comparação com o mesmo mês do ano passado, a variação de preços foi de -4,34%.
No 1.º trimestre de 2020, o tráfego total dos serviços postais atingiu 163,9 milhões de objetos, menos 8,8% do que no mesmo período do ano anterior.
Entre janeiro e abril de 2020, a ANACOM decidiu 82 processos de contraordenação, dos quais 57 terminaram com a aplicação de coimas (70% do total dos processos decididos). As coimas aplicadas ascenderam a 1,3 milhões de euros.
Na semana de 11 a 17 de maio, o consumo de dados subiu 2% e manteve-se 50% acima dos níveis registados no período que antecedeu a pandemia. O consumo de serviços de voz diminuiu 4% face à semana anterior.
A manutenção do teletrabalho e o ensino à distância, decorrentes da pandemia de COVID-19, contribuem para a manutenção de um número elevado de testes à velocidade do serviço de acesso à Internet efetuados com o NET.mede.
Através da linha de apoio da ANACOM, foram reportadas nos últimos dias algumas práticas fraudulentas por parte de indivíduos que utilizam o nome da ANACOM para procurarem obter vantagens comerciais.