24.06.2020

Serviços de comunicações em Portugal - Semana de 13 a 19 de junho

As reclamações apresentadas aumentaram significativamente em ambos os sectores, sobretudo no que respeita aos serviços postais (mais 72%), mas também nas comunicações eletrónicas que viram as reclamações aumentar 19% neste período.

23.06.2020

Evolução dos preços das telecomunicações em maio de 2020

Os preços das telecomunicações praticados em maio de 2020 não se alteraram face ao mês anterior. Por comparação com o mesmo mês do ano passado, a variação de preços foi de -1,18%.

23.06.2020

Guia COVID-19: Os operadores estão obrigados a ter linhas telefónicas gratuitas ou emails de atendimento ao cliente durante a pandemia?

Por determinação do Governo, no período de emergência, os operadores de serviços de comunicações eletrónicas e de serviços postais estão impossibilitados de disponibilizar linhas de atendimento ao consumidor com números iniciados por «7».

23.06.2020

Relatório de regulação - Conheça as principais atividades realizadas pela ANACOM em 2019

A ANACOM divulgou hoje o Relatório de Regulação, Supervisão e Outras Atividades relativo a 2019. Dando execução ao Plano de Atividades definido para o triénio 2019-2021, a atuação da ANACOM em 2019 incidiu sobretudo nessas áreas de intervenção.

22.06.2020

COVID-19 - Manter o seu serviço sem pagamento ou cancelar o seu contrato: Saiba como demonstrar que teve uma quebra de rendimentos

No contexto da atual crise de saúde pública, foram aprovados medidas de apoio às famílias, designadamente a proibição de os operadores suspenderem o fornecimento de serviços de comunicações eletrónicas por falta de pagamento e a possibilidade de os consumidores pedirem a suspensão temporária do contrato ou mesmo o seu cancelamento sem penalização. Saiba mais.

22.06.2020

Guia COVID-19: Pedi a instalação do serviço de telefone, Internet ou TV e o operador ainda não o instalou, o que devo fazer?

Com as medidas de segurança e de saúde públicas implementadas no combate à propagação da COVID-19, a atividade dos operadores ficou significativamente condicionada. Por esta razão, a ligação de serviços, poderá sofrer atrasos.

19.06.2020

COVID-19: Semana de 3 dias gera quebra significativa no consumo dos serviços de voz e de encomendas postais

Na semana de 8 a 14 de junho de 2020, o consumo de dados aumentou 3% e o tráfego de voz diminuiu 19%, face à semana anterior.

19.06.2020

Guia COVID-19: Pedi a portabilidade do meu número de telefone e ainda não foi realizada. Esta demora é legal?

Entre as medidas excecionais adotadas durante a pandemia está a suspensão do cumprimento da obrigação de portabilidade, sempre que esta implique a deslocação de técnicos para ser concretizada. Foi também alargado o prazo de portabilidade de 1 para 5 dias úteis, quando esta puder ser efetuada exclusivamente à distância.

19.06.2020

Número de clientes de redes de alta velocidade cresce 9,8% no 1.º trimestre de 2020

O número de clientes com redes e serviços de alta velocidade em local fixo nas suas casas atingiu 2,9 milhões no final do primeiro trimestre de 2020. Trata-se de um aumento de 9,8% face ao valor registado no mesmo período de 2019.

18.06.2020

Redes Móveis e Saúde - ANACOM publica guia informativo com factos, dados e desafios

A eminente implementação da tecnologia 5G traz de volta ao debate público os efeitos da exposição às redes móveis para a saúde humana e para o meio ambiente. Saiba tudo sobre este tema no Guia ANACOM "Redes Móveis e Saúde – Factos, Dados e Desafios".