22.02.2021

COVID-19 - Capacidade disponível da TDT reservada para #EstudoEmCasa até ao final do ano letivo de 2020-2021

Depois de um período em que as atividades educativas e letivas estiveram suspensas devido à evolução da doença COVID-19, o Governo decidiu que as mesmas seriam retomadas em regime não presencial.

19.02.2021

COVID-19 - A gestão do consumo e da velocidade de Internet permitida aos operadores implica um aviso prévio ao cliente?

O Governo adotou medidas excecionais e temporárias de forma a assegurar a prestação ininterrupta de serviços de comunicações eletrónicas críticos à população. Entre essas medidas está a possibilidade de os operadores condicionarem o consumo de Internet com o objetivo de preservar a integridade e a segurança das redes.

18.02.2021

Alerta para falsos representantes da ANACOM

Através da linha de apoio da ANACOM, foram reportadas nos últimos dias algumas práticas fraudulentas por parte de indivíduos que utilizam o nome da ANACOM para procurarem obter vantagens comerciais (ex.: celebrar novos contratos de comunicações).

17.02.2021

Guia COVID-19 - Se o seu serviço de telefone, Internet ou TV está avariado e o operador ainda não o reparou, saiba o que deve fazer

Com as medidas de segurança e de saúde públicas implementadas no combate à propagação da doença COVID-19, a atividade dos operadores ficou condicionada.

15.02.2021

Equipamentos TDT - Encontre o seu equipamento e saiba como o sintonizar

A ANACOM disponibiliza uma pesquisa de equipamentos da televisão digital terrestre (TDT) com os respetivos guias de sintonização. Esta pesquisa inclui a maioria dos televisores ou recetores de TDT existentes no mercado.

15.02.2021

Guia COVID-19 - Saiba o que deve fazer se não conseguir trabalhar ou estudar a partir de casa, porque a velocidade da Internet é muito baixa e tem quebras

A utilização dos serviços de comunicações eletrónicas aumentou significativamente durante o estado de emergência. Nesse contexto, o Governo adotou medidas excecionais tendo em vista assegurar a prestação ininterrupta de serviços de comunicações eletrónicas considerados críticos.

12.02.2021

COVID-19 - Alerta para falsos representantes dos operadores de telecomunicações

As autoridades de segurança, os operadores de telecomunicações e a comunicação social têm vindo a alertar para a atuação de falsos profissionais que se fazem passar por representantes legítimos dos operadores com o objetivo de enganar os consumidores e obter vantagens ilícitas. A ANACOM relembra um conjunto de procedimentos de segurança que permitem minorar a possibilidade de sucesso deste tipo de atividade criminosa.

11.02.2021

Dia Europeu do 112 - Portugal com mais de 7,8 milhões de chamadas

Celebra-se anualmente, a 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112, o número único de emergência europeu, para o qual se pode telefonar gratuitamente a partir de telefones fixos e móveis, em qualquer ponto da União Europeia (UE).

11.02.2021

Guia COVID-19 - Se o seu operador suspendeu o fornecimento dos seus serviços de comunicações eletrónicas no período entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2020, sabe o que pode fazer para reativá-los?

De acordo com a legislação em vigor, caso tenha visto os seus serviços de comunicações eletrónicas suspensos no período entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2020, pode requerer ao operador, sem custos, a reativação do fornecimento dos serviços. Conheça as condições.

10.02.2021

Guia COVID-19 - Sabe quanto tempo tem para recuperar o seu número de telefone se cancelar os serviços de telefone, Internet ou TV?

Depois do cancelamento do contrato, tem 3 meses para recuperar o seu antigo número, caso pretenda voltar a celebrar um contrato para a prestação de serviços de comunicações eletrónicas com o mesmo ou com outro operador.