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No terceiro trimestre de 2021, as reclamações contra prestadores de serviços de comunicações diminuíram 5% face a igual período de 2020, para 32,3 mil reclamações, mas subiram 14% em relação ao trimestre anterior.
Com o objetivo de promover a inclusão digital das famílias com baixos rendimentos, foi determinada pelo Governo a atribuição de uma tarifa social de Internet, cujo valor e condições de atribuição foram fixados a 29 de novembro.
A ANACOM apresenta hoje, dia 22 de novembro, a nova imagem do Portal 5G o qual divulga informação atual, útil e relevante sobre a 5.ª geração móvel que promete transformar o mundo digital tal como o conhecemos e com ele o mundo em que vivemos.
A app NET.mede foi melhorada de forma a tornar mais fácil e rápida a caraterização das ligações e a disponibilizar, em Android e iOS, informação sobre a tecnologia de rede móvel (2G, 3G, 4G, 5G) e a qualidade do sinal (apenas em Android), antecipando já também a chegada do 5G.
Ouça o terceiro episódio da rubrica Podcast ANACOM, com mais um tema relevante para a generalidade dos consumidores, os equipamentos de comunicações elétricos ou eletrónicos com e sem fios.
Nesta edição damos destaque à inauguração do nosso Centro de Monitorização e Controlo de Espectro nos Açores. Conheça melhor o NET.mede, o medidor de velocidade da Internet da ANACOM.
Ouça o segundo episódio da rubrica Podcast ANACOM, com mais um tema relevante para a generalidade dos consumidores, a portabilidade do número.
Entrou em vigor, a 01.11.2021, o regime aplicável à disponibilização e divulgação de linhas telefónicas para contacto do consumidor.
Nesta edição está em destaque o fim da fase de licitação principal do leilão 5G que após 1727 rondas ficou concluída. O leilão atingiu um montante total de 566,802 milhões euros.
De acordo com os dados fornecidos pelos operadores, existiram 6835 clientes de serviços de comunicações que, durante o primeiro semestre de 2021 invocaram a aplicação dos mecanismos de adaptação à crise provocada pela pandemia. A taxa de aceitação de pedidos de clientes atingiu 54%.