08.06.2020

Guia COVID-19: Sabe o que pode fazer se não conseguir pagar os seus serviços de comunicações por causa da pandemia?

De acordo com as medidas legislativas adotadas, não é permitida, até ao dia 30 de setembro, a suspensão do fornecimento de serviços de comunicações eletrónicas por falta de pagamento quando esta for motivada por situações de desemprego, quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20% ou por infeção por COVID-19.

04.06.2020

Internet em local fixo - Banda larga fixa regista 4 milhões de acessos e atinge valores recorde de consumo no 1.º trimestre

No final do primeiro trimestre de 2020, existiam 4 milhões de acessos à Internet em banda larga fixa, mais 180 mil acessos (+4,7%) do que no mesmo trimestre do ano anterior.

04.06.2020

Portugal está entre os países europeus com os preços de telecomunicações mais caros

De acordo com os últimos dados disponíveis e hoje divulgados pela ANACOM, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 7,7% entre o final de 2009 e abril de 2020, contrariamente aos restantes países da União Europeia (UE), onde os preços caíram 10,4% no mesmo período.

04.06.2020

Serviços de comunicações em Portugal - Semana de 23 a 29 de maio

Entre os dias 23 e 29 de maio, foram apresentadas 2151 reclamações sobre serviços de comunicações no livro de reclamações eletrónico, um aumento de 10% face à semana anterior que ficou a dever-se quase exclusivamente a um único reclamante.

02.06.2020

5G - ANACOM retoma processo de consulta pública sobre o leilão da quinta geração móvel

A ANACOM decidiu retomar o processo de consulta pública sobre o Projeto de Regulamento do Leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas relevantes para o 5G. O prazo para envio de contributos termina a 3 de julho de 2020.

02.06.2020

Serviços móveis - Duração média das chamadas móveis atinge máximo histórico no 1.º trimestre do ano

As medidas excecionais associadas à COVID-19, em particular a declaração do estado de emergência e o consequente dever de confinamento, resultaram num crescimento significativo do consumo mensal de minutos por dispositivo móvel e num aumento da duração média das chamadas.

01.06.2020

COVID-19 - Novas regras sobre a suspensão e o cancelamento de contratos de comunicações eletrónicas

No contexto da atual crise de saúde pública, foram aprovados regimes legais excecionais e temporários de resposta à pandemia de COVID-19 que consagram medidas de apoio às famílias, designadamente no que respeita à proibição de suspensão de serviços e à possibilidade de cancelamento de serviços sem penalização.

01.06.2020

Serviços Postais: Novos preços do serviço postal universal

A ANACOM considerou que a proposta de preços a pagar pelos serviços que integram o serviço postal universal apresentada pelos CTT cumpre os princípios e critérios de formação dos preços fixados pela ANACOM. Conheça os novos preços.

29.05.2020

COVID-19: Consumo de dados, de serviços telefónicos de voz e utilização do serviço de encomendas diminuem

Na semana de 18 a 24 de maio, o consumo de dados caiu 7% e a utilização dos serviços de voz diminuiu 2% face à semana anterior.

29.05.2020

Guia COVID-19: Tem recebido contactos a informá-lo de que deve alterar o seu contrato por causa da pandemia COVID-19?

Durante a pandemia COVID-19, não está obrigado a alterar as condições contratadas para manter os serviços de comunicações. Saiba mais.