14.02.2023

Podcast ANACOM sobre a mudança de operador de Internet

No 31.º episódio ficará a saber que o processo de mudança de operador de Internet passa a ser conduzido pelo novo operador.

10.02.2023

ANACOM e autarcas de Arruda dos Vinhos debatem a qualidade das comunicações

Apesar de existir cobertura total de redes dos operadores móveis, ainda subsistem problemas na qualidade dos serviços de voz e de dados.

10.02.2023

Minuto Consumidor é a nova rubrica da ANACOM para esclarecer os consumidores

Neste 1.º episódio vai ficar a saber em que condições pode cancelar o seu contrato sem custos em caso de alteração extraordinária das circunstâncias.

07.02.2023

ANACOM no "Telejornal Madeira" sobre a proposta da ANACOM para redução da fidelização

Está disponível a notícia do Telejornal Madeira, em que o Diretor da Delegação da ANACOM da Madeira, José Melim foi entrevistado a propósito da conferência de imprensa dada pela ANACOM dando conta da proposta encaminhada ao Governo para redução dos períodos de fidelização de 24 para 6 meses.

07.02.2023

Encerramento temporário do Serviço de Atendimento ao Público da ANACOM

O serviço de atendimento presencial estará encerrado de 1 a 14.02.2023, mantendo-se disponível o atendimento através da linha gratuita 800 206 665 (entre as 9h00 e as 16h00).

07.02.2023

Utilização da Internet das Coisas - 2022

A utilização da Internet das Coisas (“Internet of Things” - IoT) tem vindo a aumentar nos últimos anos, quer por consumidores, quer por empresas. Em 2022, 38% dos utilizadores individuais de Internet dispunham de algum equipamento de uso pessoal com acesso à Internet. Em 2021, cerca de 23% das empresas portuguesas com 10 ou mais trabalhadores utilizaram dispositivos ou sistemas interconectados que podem ser monitorizados ou controlados remotamente através da Internet.

06.02.2023

Cláusulas contratuais consideradas desconformes pela ANACOM

Na sequência da Recomendação da ANACOM de 25.10.2022 com vista a mitigar o impacto do aumento do custo de vida no acesso a serviços de comunicações eletrónicas, a ANACOM declarou desconformes um conjunto de cláusulas presentes nos contratos de alguns operadores. Conheça quais foram e que regras estavam a incumprir.

02.02.2023

Notícias ANACOM - 46.ª edição

Em 2023, o consumidor de comunicações eletrónicas tem mais direitos. Conheça as novas regras que estabelecem os direitos de suspensão temporária ou de resolução dos contratos em situações de alteração das circunstâncias do consumidor.

01.02.2023

Reduzir prazo das fidelizações para promover redução de preços

A ANACOM considera urgente adotar medidas que reforcem a concorrência e a proteção dos consumidores. Nesse sentido propôs ao governo reduzir o prazo das fidelizações para promover a redução dos preços.

31.01.2023

Podcast ANACOM sobre direitos de suspensão temporária e de resolução do contrato

No 30.º episódio ficará a saber em que condições poderá suspender temporariamente ou resolver o seu contrato perante uma alteração das circunstâncias.