Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
A ANACOM recebeu mandato do Governo para conduzir o processo de redução dos preços praticados pela Fibroglobal, entre 24% e 55%, dando àquela empresa um prazo de 15 dias úteis para se pronunciar sobre a redução de preços das suas ofertas recomendada pela ANACOM.
A ANACOM considera que a falta de procura dos serviços abrangidos pelo contrato de prestação do serviço universal (SU), na componente do serviço fixo de telefone, não justifica a manutenção do contrato celebrado entre o Estado e a NOS (atual prestador do SU), nos termos que foram estabelecidos em 2014.
A ANACOM aplicou a 22.04.2016 uma coima à NOS no valor de 25 000 euros, por se ter verificado o incumprimento de regras relacionadas com o Livro de Reclamações. Após dois recursos, a decisão tornou-se definitiva, tendo a coima sido fixada em 22 000 euros.
A ANACOM realizou, em cooperação com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), desde o início do ano 37 ações de fiscalização sobre mais de 170 embarcações pesqueiras e de recreio, com o objetivo de verificar as regras relacionadas com os equipamentos de radiocomunicações instaladas a bordo.
No final de junho de 2017 estavam em funcionamento 2357 estabelecimentos postais, dos quais 610 correspondiam a estações de correio fixas, 3 a estações de correio móveis e 1744 a postos de correio. Conheça mais informação no relatório sobre a rede postal e oferta de serviços dos CTT relativa ao 2.º trimestre de 2017.
Após verificar que os CTT não cumpriram em 2016 o valor mínimo fixado para o indicador “Correio normal não entregue até 15 dias úteis”, a ANACOM determinou à empresa que aplique o mecanismo de compensação de preços previsto na lei.
Após ter recebido algumas reclamações de consumidores que se queixam de estar a pagar aos operadores móveis conteúdos e serviços que não subscreveram, a ANACOM decidiu recomendar aos operadores que apenas exijam o pagamento nos casos em que os clientes o tenham autorizado prévia e expressamente, através de uma declaração em suporte duradouro.
No 3.º trimestre de 2017, foram colocadas 4 744 perguntas ao assistente virtual “Pergunte à ANACOM”, um crescimento de 69,45% face ao trimestre anterior.
A ANACOM decidiu recomendar aos operadores para não cobrarem aos clientes o período de tempo em que estes estiveram sem serviços de comunicações, na sequência dos incêndios que ocorreram recentemente no país.
A ANACOM terminou a análise aos preços das ofertas grossistas suportadas em redes de alta velocidade rurais e concluiu que os preços praticados pela Fibroglobal são muito elevados, pelo que propõe ao Governo a respetiva redução entre 24% e 55%, consoante o tipo de acesso.