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Neste Dia do Consumidor, 15/3, conheça as 15 dicas sobre serviços de comunicações e 3 ferramentas que o podem ajudar. Seja um consumidor informado!
Veja o vídeo que a ANACOM preparou especialmente para si, neste Dia do Consumidor. Conheça os seus direitos e saiba quais os cuidados a ter quando contrata um serviço por telefone ou porta a porta!
A defesa dos direitos dos consumidores constitui uma prioridade para a ANACOM, que pretende inverter a tendência de crescimento do número de reclamações registadas em 2017.
Conheça, através de uma infografia, os dados estatísticos mais relevantes sobre o consumidor de comunicações eletrónicas em 2017.
A ANACOM iniciou os trabalhos para o lançamento da 5.ª geração móvel e vai auscultar o mercado para avaliar o interesse dos operadores nas faixas de frequências que permitem o desenvolvimento dos vários serviços que podem ser prestados com esta nova geração móvel, inclusive comunicações Máquina a Máquina (M2M) e Internet das Coisas (IoT).
Em janeiro de 2018, os preços das telecomunicações aumentaram 0,35% face ao mês anterior. O aumento resultou da alteração, por parte de um operador, de tarifários pós-pagos do serviço telefónico móvel. Quando comparado com o mês de janeiro do ano passado a variação de preços foi de 0,21%.
O transporte aéreo de correio com origem e destino aos Açores está assegurado. A TAP e a SATA comprometeram-se a dar resposta a esta necessidade numa reunião promovida pela ANACOM, na passada semana, com o objetivo de por fim às dificuldades que têm afetado o transporte de correio no âmbito do serviço universal com origem e destino a esta região.
Saiba que requisitos deve verificar antes de comprar um equipamento de rádio e de comunicações eletrónicas. Consulte o folheto lançado pela ANACOM, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Consumidor, que se celebra a 15 de março.
No final do 4.º trimestre de 2017, o número de clientes residenciais que dispunham de redes e serviços de alta velocidade em local fixo era de cerca de 2,3 milhões, mais 3,4% do que no trimestre anterior e cerca de 13,6% acima do valor registado no mesmo período de 2016.
A ANACOM analisou um conjunto de ofertas zero-rating e outras similares disponibilizadas pelos operadores e concluiu que algumas delas estão a violar as normas europeias aplicáveis. Assim, determinou aos operadores um conjunto de medidas, que só se tornarão definitivas após serem ouvidos os operadores e os interessados.