03.07.2020

COVID-19: Consumo dos serviços de voz, de dados de Internet e de encomendas postais em queda

Na semana de 22 a 28 de junho de 2020, o consumo de dados de Internet diminuiu 5% e o consumo dos serviços de voz diminuiu 1% face à semana anterior. A utilização do serviço de encomendas postais diminuiu 5%.

03.07.2020

Exposição da população a radiações - 1.º semestre de 2020

Os resultados da avaliação à exposição a radiações não-ionizantes feita pela ANACOM, relativamente ao primeiro semestre de 2020, apontam para valores pelo menos 50 vezes inferiores aos níveis de referência fixados legalmente.

02.07.2020

COVID-19 - Número de testes à velocidade da Internet registam diminuição global

Na semana de 22 a 28 de junho de 2020, foi registada uma média diária de 3073 testes à Internet fixa, um número ligeiramente inferior ao da semana anterior (3246). Também nos dispositivos móveis houve um ligeiro decréscimo, tendo sido, em média, 829 os testes realizados diariamente.

01.07.2020

Serviços de comunicações em Portugal - Semana de 20 a 26 de junho

Entre os dias 20 e 26 de junho, foram apresentadas 1986 reclamações sobre serviços de comunicações no livro de reclamações eletrónico, menos 11% do que na semana anterior. As solicitações escritas e telefónicas recebidas pela ANACOM também diminuíram 3%, num total de 537 solicitações registadas.

29.06.2020

TDT - Alteração da rede recomeça em Palmela a 3 de agosto

O processo de mudança da televisão digital terrestre (TDT) vai recomeçar no dia 3 de agosto, com a alteração do emissor de Palmela, depois de ter sido suspenso em março devido à pandemia de COVID-19.

26.06.2020

COVID-19: Consumo dos serviços de voz e de Internet móvel aproxima-se do nível registado antes da pandemia

Na semana de 15 a 21 de junho de 2020, cresceu o consumo dos serviços de voz, de dados de Internet e de encomendas postais.

26.06.2020

Guia COVID-19: Como faço para demonstrar a quebra de rendimentos necessária para poder beneficiar das medidas de apoio às famílias?

No contexto da atual crise de saúde pública, foram aprovados medidas de apoio às famílias, designadamente a proibição de os operadores suspenderem o fornecimento de serviços de comunicações eletrónicas por falta de pagamento e a possibilidade de os consumidores pedirem a suspensão temporária do contrato ou mesmo o seu cancelamento sem penalização. Saiba mais.

25.06.2020

COVID-19 - Número de testes à velocidade da Internet mantém-se inferior ao registado durante o estado de emergência

Embora a manutenção do teletrabalho e do ensino à distância, decorrentes da pandemia de COVID-19, contribuam para que o número de testes efetuados com o NET.mede à velocidade da Internet continue elevado, o fim do estado de emergência veio atenuar essa tendência.

25.06.2020

Faturação de serviços: O operador pode cobrar-me uma fatura com mais de 6 meses?

Nos últimos dias a ANACOM recebeu um crescente número de perguntas sobre o prazo de prescrição de dívidas para com os operadores. Saiba que o operador tem 6 meses para lhe cobrar os serviços prestados ou para recorrer aos tribunais (prazo de prescrição).

24.06.2020

Guia COVID-19: Como posso resolver um conflito com o meu operador durante a pandemia COVID-19?

Com as medidas de segurança e saúde públicas implementadas no combate à propagação da COVID-19, várias entidades de apoio e proteção dos consumidores tiveram de ajustar a sua atividade.