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Utilização do telefone fixo cai 16,2% apesar do aumento do número de acessos

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20.09.2019

O número de acessos telefónicos atingiu quase 5,1 milhões no final do 1.º semestre de 2019, mais 1,5% do que no 1.º semestre do ano passado.

Este crescimento, deveu-se sobretudo ao aumento dos acessos VoIP/VoB (mais 356 mil acessos), nos quais se incluem os acessos por fibra ótica e TV por cabo. No final de junho, os acessos suportados em redes alternativas à rede tradicional (acessos analógicos e RDIS) já representavam 74% dos acessos telefónicos principais.

No 1.º semestre de 2019 o número de clientes do serviço fixo de telefone era de cerca de 4,1 milhões, mais 2,2% do que no 1.º semestre de 2018. O crescimento registado está associado à crescente popularidade das ofertas em pacote que integram o telefone fixo.

O volume de minutos de voz utilizados diminuiu 16,2% em relação ao 1.º semestre do ano anterior, mantendo-se a tendência de queda que se regista desde o início de 2013. Esta descida explica-se com o crescimento dos pacotes que incluem serviços móveis com chamadas gratuitas para todas as redes e, ainda, com a crescente utilização dos serviços OTT - Over-the-top (Ex.: Whatsapp e Messenger).

Em média, por cada acesso telefónico foram utilizados 70 minutos por mês: 49 minutos em chamadas fixo-fixo, 8 minutos em chamadas fixo-móvel e 4 minutos em chamadas internacionais.

Em termos de quota de mercado, a MEO ocupava o lugar de liderança (42,3%) seguida do Grupo NOS (36,2%) e da Vodafone (17,6%).

Infografia sobre serviço telefónico fixo (1.º semestre de 2019)

Infografia sobre serviço telefónico fixo (1.º semestre de 2019)
 
Consulte em ANACOM.pt a versão integral do último relatório sobre “Serviço telefónico fixo”.

Saiba mais:
Estatísticas: Indicadores de serviços de comunicações - 1.º semestre 2019