Voltar

Utilização da Internet das coisas - 2024

Ouvir com ReadSpeaker
31.03.2025

A utilização da Internet das Coisas (“Internet of Things” - IoT) tem vindo a aumentar nos últimos anos. Em 2024, 41,6% dos utilizadores individuais de Internet dispunham de algum equipamento de uso pessoal com acesso à Internet, mais 3,2 pontos percentuais (p.p.) do que em 2022, e 27,1% dispunham de algum equipamento doméstico com ligação à Internet, mais 4,7 p.p. do que em 2022. 

Noutra perspetiva, em 2024, 36,9% do total da população dispunham de algum equipamento de uso pessoal com acesso à Internet e 24,0% dispunham de algum equipamento doméstico com ligação à Internet.

Portugal ficou acima da média da UE27 na utilização de equipamentos IoT para uso pessoal e abaixo da média da UE27 na utilização de equipamentos IoT para uso doméstico.

Os relógios inteligentes, pulseiras de fitness, auscultadores e GPS foram os dispositivos de uso pessoal mais utilizados

Entre os equipamentos de uso pessoal analisados, destacaram-se os relógios inteligentes, pulseiras de fitness, óculos ou auscultadores, equipamentos de localização por GPS, roupas, sapatos ou acessórios (34,8% dos utilizadores de Internet, +11,0 p.p. que em 2020), os automóveis equipados pelo fabricante com conexão à Internet sem fios (12,7%), e os equipamentos conectados com a Internet para cuidados médicos e de saúde (9,9%).

Os dispositivos de uso doméstico mais utilizados foram os eletrodomésticos

Entre os equipamentos domésticos analisados, destacam-se os eletrodomésticos como os mais utilizados (12,8% dos utilizadores de Internet). Seguiram-se os assistentes virtuais (10,8%), os equipamentos que permitem gerir a energia da casa (10,6%), e as soluções de segurança (9,6%).

Os equipamentos domésticos e de uso pessoal com ligação à Internet foram relativamente mais utilizados pelos indivíduos com maiores níveis de escolaridade e com menos de 45 anos.

A não utilidade e os custos são as principais barreiras à utilização de equipamentos IoT

Entre os utilizadores de equipamentos conectados à Internet, 19,7% referiu ter identificado algum problema na sua utilização, destacando-se as «dificuldades na utilização do equipamento» (12,2%) e os «problemas de segurança informática ou privacidade» (7,9%). 

A não utilização de equipamentos ou sistemas conectados à Internet resultou sobretudo da «ausência de necessidade de utilização» (69,1%), de «custos elevados» (38,9%) e de «preocupações com a segurança informática» (29,4%).

A utilização da Internet das Coisas (IoT) – 2024:

 

Sabe o que é a Internet das coisas (IoT – Internet of things)?

A Internet das coisas engloba a utilização de equipamentos ou sistemas conectados com a Internet para fins não profissionais. Estes podem ser ligados entre si, permitindo controlar remotamente equipamentos: ajustando configurações, dando instruções para as tarefas a serem executadas, recebendo feedback do dispositivo, etc. 

Exemplos de equipamentos IoT: 

  • equipamentos de uso pessoal conectados à Internet, como relógio inteligente, pulseira de fitness, óculos ou auscultadores conectados com a Internet, equipamentos de localização por GPS, roupas, sapatos ou acessórios conectados com a Internet; 
  • equipamentos conectados com a Internet para cuidados médicos e de saúde (ex.: monitorizar a pressão arterial, o nível de açúcar, o peso corporal); 
  • brinquedos conectados com a Internet; 
  • automóvel equipado pelo fabricante com conexão à Internet sem fios.
  • equipamentos domésticos conectados à Internet, como equipamento ou sistema conectado com a Internet que permite gerir a energia da casa (ex.: luzes, tomadas, termostato do sistema de aquecimento, contadores de eletricidade, gás ou água); 
  • soluções de segurança em sua casa conectadas com a Internet (ex.: sistemas de alarme doméstico, detetor de fumos, câmaras de segurança, fechaduras); 
  • eletrodomésticos conectados com a Internet (ex.: aspiradores, frigoríficos, fornos, máquinas de café); e
  • assistente virtual na forma de orador inteligente ou de uma aplicação de Internet.

Saiba mais:
A utilização da Internet das Coisas (IoT) – 2024