No final do 1.º trimestre de 2017 existiam cerca de 3,7 milhões de clientes do serviço de televisão paga, um crescimento de 3,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento verificado deveu-se sobretudo às ofertas em fibra ótica, cujo número de clientes aumentou 6,3% em relação ao trimestre anterior e 29,4% relativamente ao 1.º trimestre de 2016.
Apesar do forte crescimento da fibra ótica, a principal forma de acesso ao serviço de TV paga continua a ser o cabo (36,6%), ocupando a fibra o segundo lugar (30,4%), seguindo-se o xDSL (17,4%) e o DTH (15,6%).
Do total de clientes de TV paga, 90,9% têm o serviço integrado num pacote.
Em termos de programação, 78,3% dos clientes do serviço tinham acesso a mais de 80 canais e 15,8% dos lares dispunham de canais premium. 71% dos assinantes utilizaram as funcionalidades do serviço, sendo as gravações automáticas o serviço mais usado.
No 1.º trimestre, cerca de 4,3% dos indivíduos com 10 ou mais anos tinha subscrito serviços de streaming on demand (ex. Netflix, Fox Play, NPlay ou Amazon Prime Video).
No que diz respeito aos assinantes, o grupo NOS ocupava o primeiro lugar (43,5%), seguindo-se a MEO (38,4%), a Vodafone (13,2%) e a Nowo (4,8%).
Infografia sobre serviços de TV paga/ por subscrição