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Telefone fixo - Minutos de conversação diminuíram 15% em 2019

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16.03.2020

O número de minutos de conversação utilizados com origem na rede telefónica fixa caiu 15% face a 2018, sendo a maior redução registada desde 2015. Esta queda está associada à crescente utilização de comunicações móveis e de comunicações através da Internet – serviços over-the-top (OTT).

Os dados estatísticos revelam que foram consumidos mensalmente, em média, 67 minutos por acesso fixo, dos quais 48 minutos em chamadas de fixo para fixo, 8 minutos em chamadas de fixo para móvel e 4 minutos em chamadas internacionais.

O número de acessos telefónicos atingiu 5,1 milhões no final de 2019, mais 1,1% do que em 2018 (correspondente a 55 mil novos acessos). Este crescimento deveu-se sobretudo ao aumento dos acessos suportados em fibra ótica e TV por cabo.

Em termos de número de clientes, o serviço de telefone fixo atingiu cerca de 4,1 milhões de subscritores no final de 2019, mais 2,1% do que no ano anterior. O aumento observado está associado à crescente utilização das ofertas em pacote que integram o serviço de telefone fixo.

No final de 2019, e no que respeita aos três maiores operadores, a MEO atingiu uma quota de 42,1% dos clientes, o Grupo NOS de 36% e a Vodafone de 18,1%.

Infografia sobre serviço telefónico fixo (2019)

Resumo gráfico sobre o serviço telefónico fixo em 2019


Consulte em ANACOM.pt a versão integral do último relatório sobre “Serviço telefónico fixo”.