Voltar

TDT - ANACOM esclarece informação em programa da Antena 1

Ouvir com ReadSpeaker
28.03.2017

No passado dia 09.03.2017, a ANACOM esteve presente numa emissão da Antena 1, onde refutou um conjunto de afirmações feitas pela DECO sobre a alegada má qualidade do sinal TDT, tanto a nível nacional como, em concreto, na freguesia de Monte Gordo, no Algarve.

A intervenção da ANACOM surgiu na sequência da informação prestada pela DECO no programa “Direto ao Consumidor”, emitido pela Antena 1 no dia 25 de fevereiro, no qual esta Associação afirmou que atualmente existe uma má cobertura de sinal TDT a nível nacional, conclusão que teve por base os resultados de algumas medições que efetuou no terreno.

De acordo com a DECO, e tendo por base a leitura dos resultados das suas medições, que foram encaminhadas também à ANACOM, apenas existia boa cobertura de sinal TDT em 2 das 10 localidades analisadas, situação que seria ainda mais grave na freguesia de Monte Gordo, no Algarve, onde nenhum dos 9 locais onde foram feitas medições apresentava uma boa receção do sinal TDT. No mesmo programa, a DECO considerou que os problemas de receção de imagem da TDT só serão ultrapassados com uma rede multifrequência, isto é, uma rede através da qual seja possível sintonizar a TDT em vários canais, para além do tradicional canal 56.

Depois de analisar as medições efetuadas pela DECO, a ANACOM considerou que as conclusões divulgadas no programa da Antena 1 não eram tecnicamente rigorosas, tendo exercido o seu direito de resposta no programa emitido no dia 9 de março, com o objetivo de esclarecer as questões suscitadas pela DECO e prestar aos utilizadores informação sobre o assunto. Nesse programa, a ANACOM esclareceu, entre outros aspetos, os seguintes:

  • o nível considerado pela DECO para haver boa receção do sinal foi 8 vezes superior ao mínimo definido nas recomendações internacionais, o que influencia negativamente o resultado obtido;
  • as conclusões da DECO partem do pressuposto de que existe apenas uma frequência (canal 56) para sintonizar a TDT. No entanto, atualmente a TDT já é uma rede multifrequência, existindo vários emissores de potência bastante elevada em canais distintos.  

Neste sentido, se tivermos em conta toda a rede TDT atualmente instalada e mesmo considerando a medida de qualidade da DECO (ou seja, 8 vezes superior ao mínimo internacionalmente definido), podemos concluir o seguinte:

  • a nível nacional: 9 das 10 localidades analisadas têm boa cobertura TDT.
  • na freguesia de Monte Gordo, o sistema de sondas implementado pela ANACOM detetou, efetivamente, falhas na qualidade do sinal. No entanto, o facto de terem sido registados problemas, não significa que a localidade não tenha cobertura TDT. De acordo com as normas internacionais um local tem cobertura de sinal se em 99% do tempo for possível aceder ao serviço, o que acontece no caso de Monte Gordo.

Os utilizadores poderão esclarecer todas as suas dúvidas sobre a TDT:

Saiba mais:
Programa "Direto ao Consumidor", Antena 1, de 09.03.2017