Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
O processo de mudança da televisão digital terrestre (TDT) vai recomeçar no dia 3 de agosto, com a alteração do emissor de Palmela, depois de ter sido suspenso em março devido à pandemia de COVID-19.
Quando o processo foi suspenso, a 13 de março, já tinham sido alterados 63 emissores, de um total de 243.
Emissor já migrado
Emissor ainda não migrado
Esta alteração na rede é necessária para a libertação da faixa de frequências (700 MHz) atualmente utilizada pela TDT e, deste modo, permitir dar início à implementação da 5ª geração móvel (5G) em Portugal. O processo de mudança termina a 12 de dezembro e abrange a alteração de mais 180 emissores.
Até agora, o número de chamadas atendidas no call center que a ANACOM criou para apoiar a população durante este processo ronda as 21 mil chamadas. Em 1052 situações foi também necessário ajudar presencialmente os utilizadores da TDT a sintonizar os seus televisores ou descodificadores.
No dia 3 de agosto, quando for alterado o emissor de Palmela, se for utilizador da TDT e o seu ecrã ficar negro, apenas terá de fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e poderá continuar a ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora. É um processo muito simples. Não é necessário substituir ou reorientar a antena, nem trocar a televisão ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. Apenas os condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal podem ter de os substituir.
Caso não consiga sintonizar a sua televisão, saiba que pode contar com a ajuda dos técnicos especialistas da ANACOM através da linha telefónica gratuita 800 102 002 e, em casos de especial dificuldade, através da visita de uma equipa técnica à sua casa.