Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Entre os dias 25 de abril e 1 de maio, foram apresentadas 1825 reclamações sobre serviços de comunicações no livro de reclamações eletrónico, uma diminuição de 3% face à semana anterior. Durante o mesmo período, a ANACOM recebeu ainda 431 solicitações (reclamações e pedidos de informação) através dos meios de contacto que disponibiliza, uma diminuição de 26% relativamente à semana de 18 a 24 de abril.
Livro de reclamações eletrónico - Sector das comunicações eletrónicas
As reclamações sobre comunicações eletrónicas cresceram 2% face à semana anterior, tendo representado 64% do total de reclamações registadas nesta plataforma no período em análise.
As questões relacionadas com a gestão dos contratos e o cancelamento de serviços continuaram a aumentar e a estar entre as mais reclamadas na semana que passou. O atendimento ao cliente e a faturação de serviços também registaram aumentos relevantes entre os assuntos mais reclamados. Por outro lado, verificou-se uma diminuição significativa das reclamações sobre as avarias de serviços e a velocidade do acesso à Internet.
A MEO foi o operador mais reclamado neste período.
Livro de reclamações eletrónico - Sector postal
As reclamações sobre serviços postais diminuíram 10% no período em análise, após terem alcançado na semana anterior o valor mais alto desde o início do estado de emergência. Os serviços postais motivaram 36% das reclamações registadas no livro de reclamações eletrónico na semana que passou.
O atraso na entrega de correspondência e encomendas, a falta de tentativa de entrega no domicílio dos destinatários e as falhas na distribuição continuaram a ser os assuntos mais visados pelos utilizadores.
Os CTT foram o operador mais reclamado neste período.
Solicitações apresentadas à ANACOM
A ANACOM recebeu 431 solicitações escritas e telefónicas durante este período, das quais 223 foram reclamações (menos 40% do que na semana anterior) e 208 foram pedidos de informação (menos 3%).
A manutenção dos serviços de comunicações sem penalizações por atraso ou falta de pagamento, a possibilidade de suspensão temporária dos contratos e de cancelamento dos serviços sem penalização, a demora ou não resolução de reclamações, a não resolução de falhas nos serviços e a velocidade da Internet fixa muito baixa/com quebras foram os assuntos que mais preocuparam os utilizadores que contactaram a ANACOM.
Infografia “Serviços de Comunicações em Portugal – Indicadores rápidos das preocupações dos utilizadores"
Semana de 25 de abril a 1 de maio de 2020
(download em formato PDF)
Saiba mais:
Todos os destaques do Portal do Consumidor relacionados com o #COVID-19