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Serviços de acesso à Internet em 2017: 69% dos habitantes tinham banda larga móvel

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16.05.2018

No final de 2017, 71,8% das famílias tinha banda larga fixa e 69% dos habitantes dispunha de banda larga móvel.

Banda larga fixa

Em 2017, o número de acessos cresceu 5,9%, atingindo os 3,57 milhões. O tráfego médio mensal por acesso aumentou 24,2% face ao ano anterior. Cada acesso consumiu em média 76,1 GB de tráfego por mês.

Cerca de 98,5% dos clientes do serviço de acesso à Internet em banda larga fixa tinham adquirido o serviço no âmbito de um pacote.

A fibra ótica foi a tecnologia que mais contribuiu para o crescimento do número de acessos, tendo aumentado 26,8%. A fibra é a principal forma de acesso à Internet em local fixo (38,6% do total de acessos), seguida do cabo (32,6%), o ADSL (21%) e o LTE em local fixo (7,6%).

Cerca de 73,2% utilizadores dispunham de acessos de pelo menos 30 Mbps e 63,1% utilizava acessos de velocidade igual ou superior a 100 Mbps.

Relativamente à quota de clientes nos acessos fixos, a MEO ocupa o primeiro lugar (39,5%), seguindo-se o Grupo NOS (37,3%), a Vodafone (18,6%), que foi a entidade cuja quota mais cresceu em 2017, e o Grupo Apax que detém a NOWO e a Onitelecom (4,3%).

Banda larga móvel

O número de utilizadores efetivos de BLM atingiu os 7,1 milhões, tendo crescido cerca de 9,8% em 2017.

Em 2017, o tráfego médio mensal por acesso aumentou 49,5% face ao ano anterior.

Relativamente à quota de clientes nos acessos móveis, a MEO ocupa o primeiro lugar (38,3%), seguindo-se a NOS (31,3%), a Vodafone (29%) e a NOWO, que lançou ofertas comerciais de BLM em abril de 2016 (1,2%).

Infografia sobre serviços de acesso à Internet – Banda larga fixa (dados referentes ao 4.º trimestre de 2017)

Consulte a infografia com as estatísticas da Banda Larga Fixa referentes ao 4.º trimestre de 2017

Infografia sobre serviços de acesso à Internet – Banda larga móvel (dados referentes ao 4.º trimestre de 2017)

Consulte as estatísticas da utilização do serviço de Banda Larga Móvel referentes ao 4.º trimestre de 2017.

Consulte a versão integral do último relatório sobre “Serviço de acesso à Internet”.