Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Cerca de 18% dos consumidores que utilizaram o NET.mede estavam preocupados com o traffic shaping. Saiba o que é o traffic shaping e conheça os últimos dados sobre a utilização do NET.mede, o medidor de velocidade de Internet da ANACOM.
O traffic shaping é um mecanismo, permitido por lei, que é usado pelos operadores para gerir o tráfego de Internet, através da aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratados.
Os operadores de acesso à Internet devem divulgar e incluir nos contratos as medidas de gestão de tráfego que impliquem limitações à utilização do serviço de acesso à Internet e que têm como objetivo evitar que seja esgotada a capacidade da rede ou impedir que a capacidade contratada seja ultrapassada. Nestes casos, devem também indicar os possíveis efeitos dessas medidas na qualidade do serviço oferecido.
Assim, antes de contratar um serviço, consulte as políticas de gestão de tráfego dos operadores que devem estar disponíveis nas suas páginas na Internet e em todos os pontos de venda de serviços.
Nos dois primeiros meses de existência, o NET.mede registou 204 mil visitas, que visualizaram 561 mil páginas. Destas, cerca de 18% são páginas relacionadas com o teste traffic shaping.
O NET.mede é uma ferramenta que lhe permite saber, em menos de 30 segundos, qual a velocidade do seu acesso à Internet e compará-la com a velocidade que tem contratada.
Ao utilizar o NET.mede, pode:
Com o lançamento do NET.mede, a ANACOM pretende dotar o mercado de mais informação e mais transparência.
Saiba mais:
NET.mede
Perguntas frequentes sobre NET.mede/NET.mede Pro