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Retrato do comércio eletrónico em 2024

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24.02.2025

A ANACOM publicou um relatório com informação sobre o comércio eletrónico (e-commerce) em Portugal e na União Europeia (UE) em 2024. Consulte, em baixo, as principais conclusões e aceda à versão integral do relatório.

49% da população com 16 a 74 anos efetuou compras pela Internet e 13% efetuou vendas pela Internet

Em 2024, 48,9% da população residente em Portugal com 16 a 74 anos efetuou compras através da Internet nos três meses anteriores à realização do inquérito, tendo-se registado um aumento de 5,0 pontos percentuais (p.p.) face ao ano anterior.

Caso se considere os doze meses anteriores à realização do inquérito, verificou-se que 59,3% da população efetuou pelo menos uma transação deste tipo nesse período, uma variação de +4,6 p.p face a 2023.

Cerca de 24,2% dos residentes em Portugal com 16 a 74 anos nunca efetuaram compras pela Internet. Por outro lado, cerca de 12,8% dos residentes efetuaram vendas online.

Portugal colocou-se na 23.ª posição do ranking da União Europeia (UE27) tanto na percentagem da população que realizou compras online nos últimos três meses como nas vendas online.

Vestuário e calçado e refeições entregues ao domicílio são os produtos físicos mais adquiridos

Entre os produtos físicos, o «vestuário/calçado» (73,1% da população que efetuou compras online) e as «refeições entregues ao domicílio» (39,6%) foram os bens mais encomendados pela Internet em 2024, seguindo-se os «produtos de cosmética, beleza e bem-estar» (31,4%) e os «computadores, tablets, telemóveis, equipamento informático complementar ou acessórios» (28,4%). Face ao ano anterior, registou-se um crescimento nas encomendas online relativas a «artigos para a casa ou jardim» (+5,8 p.p.) e «vestuário e calçado» (+5,6 p.p.).

Portugal encontrava-se na 4.ª posição do ranking da UE27 na compra online de «computadores, tablets, telemóveis, equipamento informático complementar ou acessórios» através da Internet, na 8.ª posição na compra de «equipamentos desportivos (excluindo roupas)» e na 9.ª posição na compra de «roupa, calçado ou acessórios de moda».

Filmes, séries e desporto são os produtos digitais mais adquiridos

Entre os produtos digitais, destacaram-se os «filmes, séries ou programas de desporto para download ou subscrição online» como os mais comprados pela Internet (34,7% da população que efetuou compras online).

Quanto aos serviços contratados pela Internet, o destaque foi para o serviço de transporte» (38,7%) e «bilhetes para eventos culturais ou outros, como cinema, concertos, feiras» (37,7%).

No que se refere à compra online de produtos financeiros pelos utilizadores de Internet, destaca-se a compra de «apólice de seguros» (13,1%).

Perfil do utilizador semelhante ao da UE27

Por zona de residência, foi entre a população residente nas zonas urbanas que se verificou a maior taxa de adesão a compras online efetuadas nos últimos 3 meses, quer em Portugal (53,1%) como na UE27 (63,3%).

A população com idade inferior a 54 anos, níveis de escolaridade mais elevados (ensinos secundário e superior), bem como os empregados e os estudantes apresentaram uma maior percentagem na realização de compras ou encomendas através da Internet.  Este perfil é semelhante ao da média da UE27. Todos os grupos analisados aumentaram ou mantiveram a taxa de adesão face ao ano anterior.

21% das empresas receberam encomendas através de redes eletrónicas em 2023

Durante 2023, cerca de 20,5% das empresas portuguesas com 10 ou mais pessoas ao serviço receberam encomendas através de redes eletrónicas, mais 3,5 p.p. face ao ano anterior e aproximando-se dos valores da média da UE27 (20,8%). Estas encomendas representaram 19,5% do volume de negócios (+0,5 p.p. que no ano anterior).

A maioria das empresas recebeu encomendas através do seu website/app (16,3%) enquanto cerca de 7,1% das empresas analisadas rececionaram encomendas através de portais de comércio eletrónico ou plataformas digitais (via apps) utilizadas por várias empresas.

Grandes empresas, alojamento/restauração, informação e comunicação com maior receção de encomendas online

A receção de encomendas online através de redes eletrónicas varia com a dimensão empresarial. Cerca de 42,2% das grandes empresas em Portugal receberam encomendas online em 2023, por comparação com 26,7% no caso das médias empresas, 19,0% nas pequenas empresas e 9,2% nas microempresas.

Os subsetores «alojamento e restauração» (34,0%), «atividades de informação e de comunicação» (31,6%) e «comércio por grosso e a retalho» (31,3%) foram aqueles em que a penetração de encomendas através de redes eletrónicas foi mais elevada.

Comércio eletrónico – 2024

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