Voltar

Reclamações no sector das comunicações em novembro de 2020

Ouvir com ReadSpeaker
22.12.2020

Em novembro de 2020, chegaram ao conhecimento da ANACOM cerca de 11,1 mil reclamações sobre serviços de comunicações, mais 18% do que no mesmo mês do ano anterior.

As reclamações continuam a baixar desde os valores mais elevados atingidos no início do verão, mas ainda são registadas em número muito superior ao que se verificava antes da pandemia.

O meio mais utilizado pelos reclamantes continua a ser o livro de reclamações eletrónico, com 66% (7,3 mil reclamações) do total de reclamações registadas pela ANACOM, tendo a sua utilização sido aquela que mais aumentou face a novembro de 2019 (+62%).

O atendimento da ANACOM por via telefónica, correio eletrónico e correio físico também aumentou face a novembro de 2019 (+18%), tendo representado 12% das reclamações apresentadas pelos utilizadores de serviços de comunicações.

O livro de reclamações físico registou pelo menos 2,5 mil reclamações em novembro de 2020 e a sua utilização estará novamente a descer em consequência das novas medidas de resposta à pandemia COVID-19.

Livro de reclamações eletrónico - Sector das comunicações eletrónicas

O livro de reclamações eletrónico registou 5,1 mil reclamações sobre serviços de comunicações eletrónicas, mais 76% face a igual período do ano passado.

Todos os principais operadores de serviços viram aumentar muito significativamente as suas reclamações face a igual período do ano anterior. A MEO foi o prestador mais reclamado (1,7 mil reclamações, +39%). A NOS foi o prestador que registou o maior aumento de reclamações, mais 118%, passando das 0,7 para 1,5 mil reclamações (30% do total) e também o único que viu aumentar as reclamações face ao mês anterior (+0,1 mil reclamações).

Entre os assuntos mais reclamados, destaque para o aumento dos problemas com equipamentos (+137%), a velocidade de acesso à Internet (+115%) e o cancelamento de serviços (+104%), face a novembro de 2019.

A gestão dos contratos (22%), o cancelamento de serviços (20%) e as avarias (16%) continuaram a ser os assuntos mais reclamados neste sector.

Livro de reclamações eletrónico - Sector postal

Os serviços postais registaram 2,2 mil reclamações no livro de reclamações eletrónico neste período, mais 38% face a igual período do ano passado.

No sector postal, os CTT foram o operador mais reclamado (1,7 mil reclamações), mais 41% do que em novembro de 2019.

O atraso na entrega continuou a ser o assunto mais reclamado (19%), a falta de tentativa de entrega foi o assunto que mais aumentou face a igual período do ano passado (+105%).

Relatório sobre as reclamações no sector das comunicações - novembro de 2020

Reclamações em novembro de 2020

(download em formato PDF)

Saiba mais:
Área de estatísticas - Reclamações sobre os serviços de comunicações
Comunicações em Portugal - Reclamações