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Em novembro de 2020, chegaram ao conhecimento da ANACOM cerca de 11,1 mil reclamações sobre serviços de comunicações, mais 18% do que no mesmo mês do ano anterior.
As reclamações continuam a baixar desde os valores mais elevados atingidos no início do verão, mas ainda são registadas em número muito superior ao que se verificava antes da pandemia.
O meio mais utilizado pelos reclamantes continua a ser o livro de reclamações eletrónico, com 66% (7,3 mil reclamações) do total de reclamações registadas pela ANACOM, tendo a sua utilização sido aquela que mais aumentou face a novembro de 2019 (+62%).
O atendimento da ANACOM por via telefónica, correio eletrónico e correio físico também aumentou face a novembro de 2019 (+18%), tendo representado 12% das reclamações apresentadas pelos utilizadores de serviços de comunicações.
O livro de reclamações físico registou pelo menos 2,5 mil reclamações em novembro de 2020 e a sua utilização estará novamente a descer em consequência das novas medidas de resposta à pandemia COVID-19.
Livro de reclamações eletrónico - Sector das comunicações eletrónicas
O livro de reclamações eletrónico registou 5,1 mil reclamações sobre serviços de comunicações eletrónicas, mais 76% face a igual período do ano passado.
Todos os principais operadores de serviços viram aumentar muito significativamente as suas reclamações face a igual período do ano anterior. A MEO foi o prestador mais reclamado (1,7 mil reclamações, +39%). A NOS foi o prestador que registou o maior aumento de reclamações, mais 118%, passando das 0,7 para 1,5 mil reclamações (30% do total) e também o único que viu aumentar as reclamações face ao mês anterior (+0,1 mil reclamações).
Entre os assuntos mais reclamados, destaque para o aumento dos problemas com equipamentos (+137%), a velocidade de acesso à Internet (+115%) e o cancelamento de serviços (+104%), face a novembro de 2019.
A gestão dos contratos (22%), o cancelamento de serviços (20%) e as avarias (16%) continuaram a ser os assuntos mais reclamados neste sector.
Livro de reclamações eletrónico - Sector postal
Os serviços postais registaram 2,2 mil reclamações no livro de reclamações eletrónico neste período, mais 38% face a igual período do ano passado.
No sector postal, os CTT foram o operador mais reclamado (1,7 mil reclamações), mais 41% do que em novembro de 2019.
O atraso na entrega continuou a ser o assunto mais reclamado (19%), a falta de tentativa de entrega foi o assunto que mais aumentou face a igual período do ano passado (+105%).
Relatório sobre as reclamações no sector das comunicações - novembro de 2020
(download em formato PDF)
Saiba mais:
Área de estatísticas - Reclamações sobre os serviços de comunicações
Comunicações em Portugal - Reclamações