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O sector das comunicações registou no 1º semestre 52,1 mil reclamações, uma subida de 25% face à primeira metade do ano passado.
Cerca de 82% das reclamações recebidas pela ANACOM foram apresentadas nos livros de reclamações, físico e eletrónico, sendo que este último entrou em vigor em julho de 2017. As restantes 18% foram enviadas diretamente a esta Autoridade.
Do total de reclamações recebidas, cerca de 80% são sobre comunicações eletrónicas e cerca de 20% sobre os serviços postais.
No que diz respeito às reclamações sobre o sector das comunicações eletrónicas apresentadas no livro de reclamações, 96% respeitam aos três maiores operadores:
Os assuntos mais reclamados sobre comunicações eletrónicas nos livros de reclamações foram a faturação (15%), a avaria de serviços (15%) e o cancelamento do serviço (10%).
No caso dos serviços postais, os CTT receberam 9 800 reclamações, mais 88% que no 1.º semestre do ano passado, o que corresponde a 93% das reclamações apresentadas nos livros de reclamações.
Os principais motivos das reclamações feitas no livro de reclamações eletrónico relativamente aos serviços postais estavam relacionados com a distribuição: atraso na entrega (31%), extravio/atraso significativo (16%), entrega na morada errada (9%), falha na distribuição (9%) ou falta de tentativa de entrega ao destinatário (8%).
Infografia sobre os dados das reclamações no 1.º semestre de 2018: