Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Em outubro de 2022, os preços das telecomunicações, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), diminuíram 0,6% face ao mês anterior devido a alterações de ofertas de banda larga móvel através de PC/tablet/pen/router por parte de dois prestadores. Os preços aumentaram 1% face ao mesmo mês de 2021, sobretudo devido ao aumento de preços implementados pela MEO, NOS e Vodafone, em abril de 2022. Este crescimento dos preços das telecomunicações foi 9,1 pontos percentuais (p.p.) inferior ao verificado pelo IPC (10,1%), a maior diferença negativa desde que esta informação é recolhida (janeiro de 1992).
A taxa de variação média dos preços das telecomunicações nos últimos doze meses foi de 1,8%, ou seja, 4,9 p.p. abaixo da registada pelo IPC (6,6%).
Por subgrupo, de acordo com o Eurostat, as taxas de variação média dos últimos doze meses foram de 3,7% e 0,2% nos serviços em pacote e nos serviços telefónicos móveis, respetivamente. No caso dos serviços em pacote, a taxa foi 2,6 p.p. superior à verificada em 2021.
A taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações em Portugal foi superior (+1,5 p.p.) à verificada na União Europeia (UE). Portugal registou a 6.ª variação de preços mais elevada (22.ª mais baixa) entre os países da UE. O maior aumento ocorreu na Polónia (+4,5%) e a maior diminuição na Eslovénia (-4,6%). Em média, os preços das telecomunicações na UE aumentaram 0,2%.
Por subgrupo, as taxas de variação média dos últimos doze meses dos preços dos serviços em pacote e dos serviços telefónicos móveis em Portugal foram 2,4 p.p. e 0,9 p.p. superiores à média da UE, respetivamente.
Numa perspetiva de longo prazo e em termos acumulados, os preços das telecomunicações cresceram 11,4% desde o final de 2010, enquanto o IPC cresceu 23,1%. Entre 2015 e 2019, a variação acumulada dos preços das telecomunicações foi superior à variação acumulada do IPC devido aos “ajustamentos de preços” efetuados pelos principais prestadores. Em 2019, a diminuição da divergência entre os dois índices deveu-se, sobretudo, à entrada em vigor do Regulamento (UE) 2018/1971 do Parlamento Europeu e do Conselho que impôs um preço máximo às chamadas e SMS internacionais intra-UE.
Caso não tivesse ocorrido a redução de preço das chamadas intra-UE, estima-se que os preços das telecomunicações teriam crescido 15,1% desde o final de 2010, encontrando-se, em termos acumulados, 8 p.p. abaixo da variação do IPC neste período.
A partir do final de 2021, o IPC passou a crescer a um ritmo superior aos preços das telecomunicações.
Entre o final de 2009 e outubro de 2022, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 9,4%, enquanto na UE diminuíram 10%.
Uma análise comparativa mais fina, permite constatar que, entre o final de 2009 e outubro de 2022, os preços das telecomunicações diminuíram 27% nos Países Baixos e 2,1% na Áustria, enquanto na Hungria e em Portugal aumentaram 1,1% e 9,4%, respetivamente.
As mensalidades mínimas são oferecidas pela NOWO em oito casos de um leque de 13 serviços/ofertas, enquanto a MEO e a Vodafone apresentaram as mensalidades mais baixas para quatro e dois tipos de serviço/ofertas, respetivamente.
Em termos homólogos, verificaram-se 3 serviços/ofertas com aumentos de preços e 5 com diminuições, destacando-se:
Em relação ao mês homólogo do ano anterior e por prestador, a MEO aumentou a mensalidade de dois serviços/ofertas e diminuiu a mensalidade de três serviços/ofertas (aumentou a mensalidade base das ofertas 4P suportadas em rede ADSL ou satélite em dois euros, mas passou a oferecer a primeira mensalidade em ofertas 4P e 5P). Por sua vez, a NOS aumentou a mensalidade mínima de um serviço/oferta em relação ao mês homólogo do ano anterior enquanto diminuiu a mensalidade mínima de um serviço/oferta (desconto de cinco euros nas primeiras três mensalidades no serviço base de banda larga móvel PC/tablet/pen/router). A NOWO diminuiu a mensalidade de um serviço/oferta (oferta da primeira mensalidade do serviço base de banda larga fixa single play).
Saiba mais: