Ligue grátis todos os dias das 9h às 13h
Preços das telecomunicações sem alterações em março
27.04.2026
Em março de 2026, os preços das telecomunicações em Portugal, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), não se alteraram face ao mês anterior. Ainda assim, em termos homólogos, os preços diminuíram 2,1%, fixando-se a taxa de variação média dos últimos doze meses em -1,4%.
Este resultado coloca Portugal 2,0 pontos percentuais (p.p.) abaixo da média da União Europeia, onde a variação média foi de +0,6%. Entre os países da UE27, Portugal ocupou a 4.ª maior descida em termos de taxa média dos últimos 12 meses. A maior subida registou-se na Dinamarca (+5,7%) e a maior descida na Áustria (-4,6%).
A maioria dos subgrupos de serviços de telecomunicações apresentou uma taxa de variação média dos últimos doze meses negativa. A única exceção foi o serviço telefónico fixo, que permaneceu estável, segundo dados do Eurostat. Em comparação com a UE, Portugal registou uma taxa de variação média abaixo da média europeia nos serviços em pacote e no serviço telefónico móvel em 1,7 p.p. e 0,5 p.p., respetivamente.
Em março de 2026, a DIGI destacou-se por praticar as mensalidades mínimas mais baixas em nove das 11 ofertas analisadas, incluindo o serviço telefónico móvel standalone (4 euros) e os pacotes triple play (21 euros) e quadruple play (24 euros).
Para mais detalhe, consulte o relatório sobre a evolução dos preços das telecomunicações em Portugal. Para uma leitura mais sintética e visual, consulte a infografia.
Visite a STAT.ANACOM, a plataforma da ANACOM dedicada à divulgação de informação que disponibiliza estatísticas sobre o sector das comunicações em Portugal.

