Voltar

Portugueses continuam a preferir pacotes de 4 e 5 serviços

Ouvir com ReadSpeaker
24.08.2023

No final do 1S2023, o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,6 milhões (+131 mil ou +2,9% do que no mesmo semestre do ano anterior). O crescimento está exclusivamente associado às ofertas 4/5P (+169 mil ou +7,2%).

As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,5 milhões de subscritores (54,8% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P (com 1,7 milhões de subscritores, 36,4%). As ofertas 3P verificaram o maior decréscimo anual desde 2015.

Ofertas isoladas representaram 69,0% dos acessos móveis e 15,2% dos acessos fixos

As ofertas isoladas, single play ou 1P, que se caracterizam por não serem comercializadas em pacote, representaram 69,0% dos acessos móveis e 15,2% dos acessos fixos. Estima-se que, em julho de 2022, as ofertas isoladas residenciais ascenderiam apenas a 1% do total dos subscritores residenciais de banda larga fixa, 3% do total de subscritores residenciais de TV por subscrição e a 5% do total dos subscritores residenciais de serviço telefónico em local fixo.

Receitas de pacotes aumentaram 8,8% e receita unitária aumentou 5,3%, os maiores valores desde 2016

Entre janeiro e junho de 2023, as receitas de serviços em pacote foram de 1004 milhões de euros (51,8% do total das receitas retalhistas), tendo aumentado 8,8% face ao mesmo período do ano anterior (o maior crescimento anual registado desde 2016). As receitas de ofertas 4/5P representaram 66,8% do total das receitas em pacote ou 34,6% do total das receitas retalhistas.

A receita média mensal por subscritor de pacote (36,61 euros sem IVA) registou igualmente o maior crescimento anual desde 2016 (+5,3%). A receita média mensal foi de 45,08 euros no caso das ofertas 4/5P (+4,4%) e de 28,67 euros no caso das ofertas 3P (+4,0%).

Quotas de prestadores

No final do 1S2023, a MEO foi o operador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,3%), seguindo-se o Grupo NOS (35,4%), a Vodafone (20,5%) e a NOWO (2,8%). Face ao semestre homólogo, a MEO e a Vodafone aumentaram a sua quota de subscritores (+0,3 p.p. em ambos os casos), enquanto as quotas do Grupo NOS e da NOWO diminuíram (ambos -0,3 p.p.). Em termos líquidos, a NOWO foi o único dos operadores referidos a diminuir o número de subscritores de pacotes.

Por tipo de oferta, a MEO apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (45,1%), 3P (39,3%) e 4/5P (42,0%).

Por outro lado, a MEO apresentou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,2%), seguindo-se o Grupo NOS (40,4%), a Vodafone (16,6%) e a NOWO (1,6%). Face ao semestre homólogo, o Grupo NOS aumentou a quota de receitas (+0,3 p.p.), a MEO manteve a sua quota, enquanto a NOWO e a Vodafone diminuíram as suas quotas (-0,2 p.p. e -0,1 p.p., respetivamente).

Pacotes de serviços – 1.º semestre de 2023

Consulte o relatório estatístico:
Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas – 1.º semestre de 2023