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De acordo com o relatório estatístico sobre pacotes de serviços de comunicações eletrónicas relativo a 2019, o número de clientes atingiu os 4,1 milhões (mais 4,8% face a 2018), o que corresponde à entrada de 186 mil novos clientes.
Esta evolução deve-se sobretudo ao aumento do número de utilizadores com pacotes com 4 e 5 serviços (telefone móvel e fixo, banda larga móvel e fixa e televisão paga). Note-se que, apesar deste aumento, o crescimento do número de subscritores de pacotes está em desaceleração desde 2015.
Os pacotes com 4 e 5 serviços conquistaram 225 mil novos clientes, um crescimento percentual face ao ano anterior de 12,5%, atingindo 2,02 milhões de subscritores (49,7% do total de utilizadores).
Os pacotes com 3 serviços, que são a segunda modalidade de pacotes mais utilizada com 1,62 milhões de subscritores (39,8% do total), cresceram muito ligeiramente e a taxas significativamente inferiores às de anos anteriores. Esta evolução das ofertas com 3 serviços justifica-se, em parte, com a passagem dos utilizadores para pacotes com maior número de serviços. As ofertas com apenas 2 serviços continuaram a diminuir em 2019 (-8,6%), totalizando 424 mil subscritores.
As ofertas com 4 e 5 serviços representaram em 2019 62,9% das receitas de serviços em pacote. Em média, a receita mensal por cliente de pacote foi de 34,81 euros (excluindo IVA), mais 0,9% do que no ano anterior.
A MEO foi o operador com o maior número de clientes (40,4%), seguindo-se o Grupo NOS (37,1%), a Vodafone (18,6%) e a NOWO/ONI (3,8%).
Infografia sobre pacotes de serviços de comunicações eletrónicas - 2019
Consulte em ANACOM.pt a versão integral do último relatório sobre “Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas”.