Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Em outubro de 2024, os preços das telecomunicações, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), não sofreram alterações face ao mês anterior.
Em comparação com o mês homólogo do ano anterior, os preços das telecomunicações aumentaram 7,2%. Tratou-se de uma variação dos preços superior em 4,9 p.p. (pontos percentuais) à verificada pelo IPC (2,3%). Recorde-se que a ANACOM recomendou às operadoras contenção em eventuais aumentos de preços em 2024, quer em tarifários disponíveis para novas adesões, quer nos contratos em vigor, de modo a assegurar o efetivo acesso ao serviço por parte dos utilizadores finais a estes serviços, num contexto de pressão inflacionista e aumento do custo de vida.
A taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações foi de 6,7%, situando-se 4.5 p.p. acima da variação registada pelo IPC (2,2%). Tratou-se da taxa mais elevada verificada desde junho de 1994.
Por tipo de serviços, a taxa de variação média dos últimos doze meses em Portugal foi 5,9% nos serviços em pacote e 7,8% nos serviços telefónicos móveis, segundo dados do Eurostat.
Uma vez que os contratos de adesão das três empresas com maior quota de mercado no sector das comunicações eletrónicas preveem a possibilidade de uma atualização anual de preços indexados ao IPC do ano anterior, os operadores aumentaram, por sua iniciativa, os preços das ofertas de comunicações eletrónicas na sequência do período de inflação elevada observado em 2022 e 2023. Verificou-se, por isso, um desfasamento temporal entre o aumento da taxa de variação do IPC e o aumento da taxa de variação dos preços das telecomunicações.
Variação média dos últimos doze meses em Portugal foi 6.5 p.p. superior à UE
Em termos internacionais, a taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações em Portugal foi superior à verificada na União Europeia em 6,5 p.p., onde a taxa foi de 0,2%. Portugal registou a 3.ª variação de preços mais elevada (25.ª mais baixa) entre os países da UE27. O país com o maior aumento de preços foi a Hungria (+14,0%) enquanto a maior diminuição ocorreu em Malta (-9,3%).
Por subgrupo, as taxas de variação média dos últimos doze meses dos preços dos serviços em pacote e dos serviços telefónicos móveis em Portugal foram 4,8 p.p. e 9,1 p.p. superiores à média da UE, respetivamente.
Preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 22,7% desde o final de 2009
Numa perspetiva de longo prazo e em termos acumulados, os preços das telecomunicações aumentaram 22,7% desde o final de 2009 enquanto o IPC aumentou 31,8%. No entanto, nesse mesmo período os preços das telecomunicações na UE diminuíram 10,2%.
NOWO com a mensalidade mais baixa para sete ofertas
Por operador, as mensalidades mais baixas foram oferecidas pela NOWO em sete casos, num leque de 11 serviços/ofertas, enquanto a MEO e a Vodafone apresentaram as mensalidades mínimas para dois tipos de serviço/ofertas, cada uma.
A título de exemplo, a NOWO apresentou mensalidade mínima mais baixa para o serviço telefónico móvel individualizado (5 euros) e para as ofertas em pacote triple play (28,75 euros) e quadruple play (36,25 euros), enquanto a Vodafone apresentou a mensalidade mínima mais baixa da oferta quintuple play (66,10 euros).
Evolução dos preços das telecomunicações - outubro de 2024
Saiba mais:
Evolução dos preços das telecomunicações - outubro de 2024