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Ofertas de 4 e 5 serviços são as preferidas dos portugueses

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24.05.2023

No final do 1º trimestre de 2023 (1T2023), o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,6 milhões (+151 mil ou +3,4% do que no mesmo trimestre do ano anterior). O crescimento está exclusivamente associado às ofertas 4/5P (+177 mil ou +7,7%).

As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,5 milhões de subscritores (54,2% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,7 milhões de subscritores (36,8%). As ofertas 3P verificaram o maior decréscimo desde que iniciaram a trajetória decrescente em 2022 (-1,2%).

Ofertas isoladas representavam 69,7% dos acessos móveis e 15,2% dos acessos fixos

As ofertas isoladas, single play ou 1P, que se caracterizam por não serem comercializadas em pacote, representaram 69,7% dos acessos móveis e 15,2% dos acessos fixos. Estima-se que, em julho de 2022, as ofertas isoladas residenciais ascenderiam apenas a 1% do total dos subscritores residenciais de banda larga fixa, 3% do total de subscritores residenciais de TV por subscrição e a 5% do total dos subscritores residenciais de serviço telefónico em local fixo.

Receitas de pacotes aumentaram 7,9% e receita unitária aumentou 4,3%, os maiores valores desde 2016

Entre janeiro e março de 2023, as receitas de serviços em pacote foram de cerca de 494 milhões de euros (51,9% do total das receitas retalhistas), tendo aumentado 7,9% face ao mesmo período do ano anterior (o maior crescimento anual registado desde 2016). As receitas de ofertas 4/5P representaram 66,7% do total das receitas em pacote ou 34,6% do total das receitas retalhistas.

A receita média mensal por subscritor de pacote (36,13 euros sem IVA) registou igualmente o maior crescimento anual desde 2016 (+4,3%). A receita média mensal foi de 44,69 euros no caso das ofertas 4/5P (+3,7%) e de 28,19 euros no caso das ofertas 3P (+2,4%).

Quotas dos operadores

No final do 1T2023, a MEO foi o operador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,3%), seguindo-se o Grupo NOS (35,4%), a Vodafone (20,4%) e a NOWO (2,8%). Face ao trimestre homólogo, a MEO e a Vodafone aumentaram a sua quota de subscritores (+0,4 p.p. e +0,2 p.p., respetivamente), enquanto as quotas do Grupo NOS (-0,4 p.p.) e da NOWO (-0,3 p.p.) diminuíram. Em termos líquidos, a NOWO foi o único dos operadores referidos a diminuir o número de subscritores de pacotes.

Por tipo de oferta, a MEO apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (45,4%), 3P (39,3%) e 4/5P (41,9%).

Por outro lado, a MEO apresentou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (41,4%), seguindo-se o Grupo NOS (40,4%), a Vodafone (16,6%) e a NOWO (1,7%). Face ao trimestre homólogo, o Grupo NOS e a MEO aumentaram as quotas de receitas (+0,3 p.p. e +0,1 p.p., respetivamente), enquanto a NOWO e a Vodafone diminuíram as suas quotas (ambas -0,2 p.p.).

Pacotes de serviços – 1.º trimestre de 2023

Consulte o relatório estatístico:
Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas – 1.º trimestre de 2023