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Ofertas 4/5P foram as mais utilizadas no 4T2024

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26.02.2025

No final do 4.º trimestre de 2024 (4T2024), o número de subscritores de pacotes de serviços foi de 4,7 milhões (+78 mil ou +1,7% do que no mesmo trimestre do ano anterior). O crescimento verificado está associado às ofertas 4/5P (+178 mil ou +6,9%).

As ofertas 4/5P foram as mais utilizadas, contando com 2,8 milhões de subscritores (58,3% do total de subscritores de ofertas em pacote), seguindo-se as ofertas 3P, com 1,6 milhões de subscritores (33,2%). As ofertas 3P verificaram o maior decréscimo anual desde 2015 (-5,9%).

O segmento residencial representava 86,8% dos subscritores de ofertas em pacote, sendo a maior parte dessas ofertas pacotes 4/5P (60,9%). O segmento não residencial, que representava 13,2% do total, registou um peso de ofertas 2P de 23,0%, significativamente superior à verificada no segmento residencial (6,3%).

Acessos fixos eram maioritariamente oferecidos em pacote

No final do 4T2024, cerca de 85,5% dos acessos fixos foram comercializados em pacote, diferenciando-se por serviço: 83,6% nos acessos do serviço telefónico fixo (STF), 96,3% nos acessos do serviço de acesso à Internet (SAI) em local fixo e 98,2% nos acessos do serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição (TVS). Nos acessos móveis, as ofertas em pacote registaram uma menor proporção (36,9%).

Restringindo a análise ao segmento residencial, as ofertas single-play representavam 1,2% do total de acessos residenciais de SAI e 2,5% do total de acessos residenciais do STF.

Receitas de pacotes aumentaram 6,6% e receitas unitárias 4,4%

Entre 2024, as receitas de serviços em pacote (valores sem IVA) foram de cerca de 2245 milhões de euros (54,9% do total das receitas retalhistas), tendo aumentado 6,6% face ao ano anterior. Trata-se do crescimento anual mais baixo desde o final de 2022. As receitas de ofertas 4/5P representaram 68,7% do total das receitas em pacote, ou 37,7% do total das receitas retalhistas e o segmento residencial englobou 87,0% das receitas em pacote.

A receita média mensal por subscritor de pacote foi de 39,74 euros (+4,4% face ao período homólogo). No caso das ofertas 4/5P a receita média mensal foi de 47,96 euros (+2,7%) e de 31,11 euros no caso das ofertas 3P (+4,3%).

Quotas dos operadores

No final do 4T2024, a MEO foi o operador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (41,7%), seguindo-se o Grupo NOS (34,9%), a Vodafone (20,6%) e o Grupo DIGI/NOWO (2,6%). Face ao trimestre homólogo, a MEO e a Vodafone aumentaram a sua quota de subscritores (+0,2 p.p. e +0,1 p.p., respetivamente), enquanto o Grupo NOS diminuiu (-0,2 p.p.).

A MEO apresentou a maior quota de subscritores em todos os tipos de oferta: 2P (47,4%), 3P (39,0%) e 4/5P (42,5%); e nos dois segmentos: residencial (40,1%) e não residencial (52,7%).

Por outro lado, a MEO registou igualmente a quota de receitas de serviços em pacote mais elevada (39,3%), seguindo-se o Grupo NOS (38,7%), a Vodafone (20,5%) e o Grupo DIGI/NOWO (1,4%).

Por tipo de oferta e segmento de cliente, destacou-se o Grupo NOS com a maior quota de receitas de ofertas em pacote no segmento residencial (40,4%) e nas ofertas 4/5P (44,1%), e a MEO com a maior quota de receitas de ofertas em pacote no segmento não residencial (49,8%) e nas ofertas 2P (40,5%) e 3P (41,6%).

Pacotes de serviços – 4.º trimestre de 2024:

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