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O que devo ter em conta antes de pedir a portabilidade do número?

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06.03.2014

Pedir a portabilidade do número é um processo simples e rápido, mas há um conjunto de aspectos que deverá ter em conta antes de o fazer, designadamente confirmar com o atual operador se está livre do período de fidelização e se tem o equipamento desbloqueado para poder usá-lo no novo operador.

A portabilidade é o processo que lhe permite mudar de operador de telefone (fixo ou móvel) mantendo o mesmo número.

Como pedir a portabilidade?

Contacte o operador para o qual pretende mudar. Este fica responsável por todo o processo, incluindo o envio do pedido de portabilidade para o seu atual operador.

Ao efetuar o pedido deve apresentar:

  • um documento de identificação (bilhete de identidade, cartão do cidadão, passaporte ou título de residência), mesmo que se trate de um serviço móvel pós-pago;
  • o número do cartão SIM (cartão introduzido no equipamento), no caso de subscrições do serviço telefónico móvel pré-pago anónimo.

 

Irá assinar um contrato com o operador para o qual pretende mudar, sendo que pode ser no mesmo documento ou em documento distinto.

Verifique se não tem um período de fidelização associado ao contrato que será cancelado com a portabilidade

Como o pedido de portabilidade implica o cancelamento do contrato associado ao serviço de telefone em causa, é importante que confirme, junto do anterior operador, que não tem um período de fidelização a decorrer, caso em que lhe poderá ser cobrada uma penalização por cancelamento antecipado.

Tenha em atenção que se o serviço de telefone, fixo ou móvel, faz parte de um pacote de serviços o pedido de portabilidade do seu número apenas cancelará este serviço junto do seu antigo operador e não todo o pacote. Desta forma, se a sua vontade for cancelar todo o pacote deve confirmar que este foi integralmente cancelado e não apenas o serviço de telefone.

Verifique se o seu equipamento está desbloqueado para poder usá-lo com o novo operador

Se pretende usar o seu telemóvel para aceder ao serviço do novo operador é importante que confirme, antes de cancelar ou pedir a portabilidade, se o mesmo se encontra bloqueado à rede do anterior operador e, em caso afirmativo, se terá algum valor a pagar para desbloqueá-lo e como proceder.

Saiba mais:
Perguntas frequentes sobre cancelamento de serviços
Perguntas frequentes sobre períodos de fidelização
Perguntas frequentes sobre equipamentos
Perguntas frequentes sobre portabilidade de números