Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Pedir a portabilidade do número é um processo simples e rápido, mas há um conjunto de aspectos que deverá ter em conta antes de o fazer, designadamente confirmar com o atual operador se está livre do período de fidelização e se tem o equipamento desbloqueado para poder usá-lo no novo operador.
A portabilidade é o processo que lhe permite mudar de operador de telefone (fixo ou móvel) mantendo o mesmo número.
Como pedir a portabilidade?
Contacte o operador para o qual pretende mudar. Este fica responsável por todo o processo, incluindo o envio do pedido de portabilidade para o seu atual operador.
Ao efetuar o pedido deve apresentar:
Irá assinar um contrato com o operador para o qual pretende mudar, sendo que pode ser no mesmo documento ou em documento distinto.
Verifique se não tem um período de fidelização associado ao contrato que será cancelado com a portabilidade
Como o pedido de portabilidade implica o cancelamento do contrato associado ao serviço de telefone em causa, é importante que confirme, junto do anterior operador, que não tem um período de fidelização a decorrer, caso em que lhe poderá ser cobrada uma penalização por cancelamento antecipado.
Tenha em atenção que se o serviço de telefone, fixo ou móvel, faz parte de um pacote de serviços o pedido de portabilidade do seu número apenas cancelará este serviço junto do seu antigo operador e não todo o pacote. Desta forma, se a sua vontade for cancelar todo o pacote deve confirmar que este foi integralmente cancelado e não apenas o serviço de telefone.
Verifique se o seu equipamento está desbloqueado para poder usá-lo com o novo operador
Se pretende usar o seu telemóvel para aceder ao serviço do novo operador é importante que confirme, antes de cancelar ou pedir a portabilidade, se o mesmo se encontra bloqueado à rede do anterior operador e, em caso afirmativo, se terá algum valor a pagar para desbloqueá-lo e como proceder.
Saiba mais:
Perguntas frequentes sobre cancelamento de serviços
Perguntas frequentes sobre períodos de fidelização
Perguntas frequentes sobre equipamentos
Perguntas frequentes sobre portabilidade de números