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No âmbito das suas competências de regulação e supervisão do mercado das comunicações, bem como de prestação de informação ao consumidor, a ANACOM levou a cabo em 2018 várias ações com o objetivo de proteger de modo cada vez mais eficaz os interesses do consumidor.
No Portal do Consumidor estas ações foram sendo oportunamente divulgadas e, sempre que necessário, foram explicadas as suas implicações práticas, foram dados conselhos e alertas aos utilizadores e foi destacada a informação mais relevante.
Relembramos as principais ações da ANACOM em 2018 com interesse para o consumidor:
No Portal do Consumidor foi criada uma nova área “A ANACOM explica” que pretende abordar temas complexos de forma simples, como por exemplo a neutralidade de rede. Foram também criados novos temas na área “O que há de novo sobre…”, que se destina a destacar em linguagem simples e clara as principais novidades legislativas que vão sendo introduzidas nos regimes legais: Geoblocking; portabilidade e equipamentos de rádio e de comunicações.
Foram ainda desenvolvidos conteúdos informativos por ocasião da comemoração de determinadas datas: Dia do Consumidor; Dia Mundial das Telecomunicações, Dia da Criança e Natal. Ainda por ocasião do Dia do Consumidor, a ANACOM lançou um vídeo relativo à celebração de contratos à distância e porta a porta.
No exercício das suas atribuições de divulgação de informação aos utilizadores, a ANACOM esteve ainda presente na comunicação social através de programas e rubricas onde foram apresentados temas relevantes no contexto da utilização dos serviços de comunicações, explicando os diversos direitos e deveres dos consumidores. Destacamos:
A ANACOM deseja a todos os consumidores que em 2019 tirem o melhor partido das suas comunicações!