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O que é o Geoblocking?
A designação Geoblocking é utilizada para referir as barreiras injustificadas que são colocadas aos consumidores quando pretendem comprar na Internet bens e serviços a comerciantes localizados num Estado-Membro diferente do seu, por motivos relacionados com a sua nacionalidade, local de residência ou local de estabelecimento.
Regras europeias sobre Geoblocking
As regras sobre Geoblocking visam, precisamente, eliminar essas barreiras injustificadas e fazem parte de um pacote de medidas decorrentes da estratégia para um Mercado Único Digital (Digital Single Market). O novo quadro regulatório entra em vigor a partir do dia 3 de dezembro de 2018.
Importância do comércio eletrónico entre Estados-membros
Atualmente 19% dos consumidores fazem compras na Internet a partir de outro Estado-membro e 9% das empresas fazem vendas transfronteiriças.
O problema do Geoblocking para os consumidores
Em 2015, 63% dos sítios na Internet não permitiam a compra na Internet por parte de consumidores com origem noutro Estado-membro. Do ponto de vista das empresas, estas barreiras significam menos receitas; do ponto de vista dos consumidores traduzem-se numa menor possibilidade de escolha e numa maior dificuldade em obter um melhor negócio.
Em que se traduzem as novas regras?
Quais os sectores que não estão abrangidos pelas novas regras?
Existem sectores não abrangidos por estas novas regras do Geoblocking, uma vez que estão protegidos por outras regras específicas que já contemplam estas questões. Esses sectores são: serviços de transportes, serviços financeiros de retalho e serviços audiovisuais.
Mais informação:
Factsheet – Making the most of the digital opportunities in Europe
Factsheet – Ending unjustified geoblocking to boost online shopping in the EU
Factsheet – A short guide for online traders
Geo-blocking regulation - Questions and Answers