Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Em 2023 foram realizados, no NET.mede, cerca de 663 mil testes à velocidade dos acessos à Internet (em média, 1818 testes diários).
O número de testes realizados no NET.mede diminuiu 11% face a 2022 (menos 79 mil testes). Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por um maior número de testes à velocidade na sequência das restrições associadas à pandemia da COVID-19 que contribuíram para uma maior procura do serviço NET.mede por parte dos utilizadores.
A distribuição dos testes por tipo de acesso (65% realizados em acessos fixos residenciais e 26% em acessos móveis) alterou-se sobretudo devido à diminuição do número de testes realizados através de acessos fixos nacionais (-69 mil ou -14%).
Os testes em acessos fixos residenciais mantiveram uma maior utilização entre as 16 e as 22 horas. No caso dos acessos móveis, as horas com maior número de testes registaram-se no período da manhã (10-11 horas) e no período da tarde (15-16 horas).
Generalidade dos concelhos de Portugal registaram testes à velocidade
Durante o ano de 2023, foram apurados testes de velocidade associados a acessos fixos residenciais e acessos fixos móveis em quase todos os concelhos de Portugal (307 e 306 concelhos, respetivamente).
As regiões da Área Metropolitana de Lisboa e Norte registaram o maior número de testes tanto no caso dos acessos fixos como no caso dos acessos móveis.
Lisboa foi o concelho com o maior número de testes à velocidade no ano 2023, quer em acessos fixos residenciais quer em acessos móveis. Sintra foi o segundo concelho com mais testes em acessos fixos residenciais e Porto em acessos móveis.
Resultados dos testes efetuados
Metade dos testes à velocidade realizados em 2023 atingiram, no download, pelo menos 158 Mbps nos acessos fixos residenciais e 17 Mbps nos acessos móveis
Em metade dos testes à velocidade (mediana) efetuados no NET.mede durante o ano 2023 apurou-se:
Os resultados medianos seriam melhores nos acessos móveis caso se considerassem somente os testes dos acessos com ligação direta à rede móvel realizados na App (42 Mbps na velocidade download, 14 Mbps na velocidade upload e 31 ms na latência) e, ainda mais, caso se observassem somente os testes realizados na App especificamente na rede móvel 5G (101 Mbps de velocidade download, 22 Mbps de velocidade upload e 28 ms de latência).
Em comparação com o ano anterior registou-se uma melhoria dos resultados medianos em acessos fixos residenciais, com aumentos nas velocidades de download (+46%) e de upload (+31%). A exceção foi o valor mediano da latência, que se manteve face a 2022. Nos acessos móveis registou-se uma melhoria em todos os resultados medianos analisados em comparação com o ano anterior, com aumentos na velocidade de download (+12%) e de upload (+12%) e com diminuição na latência (-3%).
A evolução poderá refletir, entre outros, no caso dos acessos fixos, a adesão dos utilizadores a ofertas com velocidades mais elevadas, e no caso dos acessos móveis à realização de testes na rede 5G. A atenuação do efeito da pandemia nos resultados também se tornou visível.
Este relatório anual ainda inclui fichas individuais destacáveis por região NUTS III, permitindo uma visualização mais fina nas áreas abrangidas por cada uma das 21 Comunidades Intermunicipais (CIM), 2 Áreas Metropolitanas e 2 Regiões Autónomas.
O que é o NET.mede?
O NET.mede é um serviço da ANACOM que permite testar alguns parâmetros de qualidade do seu serviço de Internet (fixa e móvel), incluindo testes de traffic shaping a partir de um computador, smartphone ou tablet, mediante a utilização de um browser ou da aplicação instalável para esse efeito. Aceda ao NET.mede.
NET.mede – Principais resultados em 2023
Saiba mais:
Relatório - NET.mede em 2023
Estatísticas - NET.mede
Perguntas frequentes sobre o NET.mede
Perguntas frequentes sobre qualidade do serviço