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Em 2016, a ANACOM registou 69,5 mil reclamações, um aumento de quase 9% em relação ao ano anterior, invertendo a tendência de redução verificada no último ano. 74,3% das reclamações foram recebidas por via do livro de reclamações.
Comunicações eletrónicas (Voz, Internet e TV)
As reclamações sobre comunicações eletrónicas, que representam 83,6% do total, aumentaram 6% em comparação com 2015.
Os principais assuntos reclamados foram “Venda do serviço” (15,7% do total), “Cancelamento do serviço” (14,4%), “Faturação” (10,5%), e “Avarias” (9,6%).
A maioria das reclamações sobre os serviços de comunicações eletrónicas estavam relacionadas com o serviço telefónico móvel, e, em segundo lugar, com os pacotes de serviços.
A NOWO (anteriormente designada Cabovisão) e a NOS registaram taxas de reclamações superiores à media (7,1 e 6,1 reclamações por mil clientes, respetivamente). Entre os operadores de maior dimensão, apenas a NOS e NOWO viram as suas taxas de reclamações diminuir face ao ano anterior (-1 e -0,3 reclamações por mil clientes, respetivamente).
Serviços Postais
O número de reclamações sobre serviços postais (13,9% do total) aumentou 26,9% em comparação com 2015. Cerca de 44% das reclamações estão associadas a problemas na distribuição de envios postais. Os assuntos mais reclamados foram “Atendimento” (28,1%), “Falta de tentativa de entrega ao destinatário” (12,4%), “Falhas na distribuição” (11,7%), “Atraso na entrega de objetos postais” (11,4%), e “Extravio / atraso significativo” (11,2%).
Televisão digital terrestre (TDT)
Em 2016 foram registadas 399 reclamações sobre TDT, menos 23,6% do que em 2015. As reclamações sobre a televisão digital terrestre corresponderam a apenas 0,6% do total de reclamações.
Saiba mais:
Estatísticas – Reclamações sobre os serviços de comunicações