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Mais clientes de telefone fixo em 2022, mas menos chamadas

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28.02.2023

Em 2022, a taxa de penetração dos acessos telefónicos principais foi de 52,5 acessos por 100 habitantes. A taxa de penetração dos acessos instalados a pedido de clientes residenciais ascendeu a 96,3 por 100 agregados domésticos privados, mais 2,1 pontos percentuais (p.p.) do que no ano anterior.

Clientes

O número de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto era cerca de 4,4 milhões, mais 90 mil (+2,1%) do que em 2021. O crescimento registado é consistente com a tendência histórica estimada e está associado à continuada penetração das ofertas em pacote que integram telefonia fixa.

Acessos telefónicos

O parque de acessos telefónicos principais atingiu 5,4 milhões de acessos equivalentes, mais 118 mil acessos do que no ano anterior. O crescimento verificado (+2,2%), deveu-se ao aumento dos acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo (+284 mil acessos).

Em 2022, os acessos suportados em redes de nova geração (FTTH, redes de TV por cabo e redes móveis em local fixo), representaram 89,9% dos acessos telefónicos, e aumentaram o seu peso em 2,8 p.p. em relação ao ano anterior. Nos últimos cinco anos, o número de acessos analógicos decresceu a uma taxa média anual de 23,4%, o que corresponde, em média, a cerca de menos 166 mil acessos por ano.

Tráfego de chamadas

No período em análise, o volume de minutos originado na rede fixa diminuiu 16,8% em relação a 2021.

A pandemia provocou uma inversão da tendência de descida do tráfego que se vinha verificando desde 2013. O efeito estimado da COVID-19 sobre o tráfego médio por acesso foi de +12,8% em 2022, enquanto em 2021 tinha sido de +22,5%, aproximando-se dos valores estimados sem o efeito da pandemia.

Por tipo de chamada, a diminuição ocorrida deveu-se sobretudo à diminuição do tráfego fixo-fixo (-19,8%) e, em menor medida, à redução do tráfego fixo-móvel (-12,0%), do tráfego nacional para números curtos e números não geográficos (-31,1%) e do tráfego internacional de saída (-19,5%). A evolução destes fluxos de tráfego em 2022 estará associada ao levantamento das restrições de circulação associadas à COVID-19.

Quota de clientes

No final de 2022, a quota de clientes de acesso direto da MEO atingiu 41,8%, seguindo-se o Grupo NOS com 34,3%, a Vodafone com 20,5% e a NOWO com 2,7%. As quotas de clientes de acesso direto da NOS e NOWO diminuíram 0,3 e 0,2, respetivamente, tendo-se a quota da MEO mantido e a da Vodafone aumentado 0,6 p.p. O nível de concentração diminuiu ligeiramente, mantendo-se elevado.

Postos públicos

O número de postos públicos instalados era de cerca de 12,8 mil, verificando-se uma queda de 10,3% face a 2021.

O tráfego originado em postos públicos, que diminuiu 15,6% em 2022, apresenta uma tendência decrescente justificada pela substituição deste tipo de tráfego por chamadas de telemóvel e outras formas de comunicações suportadas na Internet. Desde 2015, este tipo de tráfego diminuiu 72,9%.

Serviço telefónico fixo em 2022

 

Postos Públicos em 2022

Consulte:
Relatório anual – Serviço Telefónico Fixo - 2022