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A ANACOM tem recebido reclamações sobre demora e problemas de informação associados ao processo de desalfandegamento de encomendas levado a cabo pelos CTT. Com o objetivo de ajudar a esclarecer os utilizadores de serviços postais que aguardam, por parte deste operador, a entrega de encomendas internacionais extracomunitárias, a ANACOM apresenta um conjunto de informação útil a respeito deste tema.
Novas regras
Desde 1 de julho de 2021, as compras eletrónicas com origem num país fora da União Europeia têm novas regras, seja qual for o seu valor.
O que tem de pagar para desalfandegar uma encomenda extracomunitária comprada online
Pode ser o vendedor a pagar estes valores?
Para encomendas de valor igual ou inferior a 150€ o valor do IVA pode ser pago diretamente ao vendedor no momento da compra eletrónica. Deste modo, aconselhamos que verifique, no ato da compra, se a loja online é uma das que se propõem a facilitar todo o processo de importação (Import One Stop Shop - IOSS).
É possível desalfandegar encomendas numa loja dos CTT?
Não. O desalfandegamento de encomendas é feito exclusivamente online, através do Portal de Desalfandegamento.
Qual o papel dos CTT no processo de desalfandegamento?
No processo de desalfandegamento de encomendas internacionais, os CTT, ou qualquer outro operador postal em Portugal, atuam como intermediários na liquidação do IVA e de eventuais taxas aduaneiras perante a Autoridade Tributária e Aduaneira, sendo responsáveis pela apresentação dos bens, procedimentos aduaneiros, pagamento de eventuais direitos e posterior entrega aos destinatários após autorização de saída da alfândega.
Onde obter mais informação prática e útil sobre desalfandegamento por parte dos CTT?
No sítio dos CTT na Internet, em particular:
1. Área com informação sobre desalfandegamento de encomendas
2. Guias práticos disponíveis no Portal de Desalfandegamento e no YouTube
3. FAQ sobre desalfandegamento
Caso experiencie alguma dificuldade com o processo de desalfandegamento, saiba que os CTT disponibilizam no seu sítio na Internet uma página de ajuda que inclui um formulário de contacto, redes sociais, WhatsApp e Linha CTT. No Portal de Desalfandegamento dos CTT encontra um ChatBot com FAQ e com atendimento humano em regime de live chat.
O que fazer se não conseguir resolver o meu problema de desalfandegamento?
Se sentir dificuldades no desalfandegamento de um objeto postal, recomendamos que faça uma reclamação por escrito para o operador postal que estiver a gerir o processo. Poderá fazê-lo através da plataforma eletrónica do livro de reclamações, selecionando a opção "Fazer reclamação". Neste caso, a reclamação efetuada será automaticamente remetida ao operador, que dispõe de um prazo de 15 dias úteis para lhe responder. Poderá também deslocar-se a uma loja do operador, onde deverá estar disponível o livro de reclamações em formato físico.
Se não estiver satisfeito com o tratamento da situação, contacte a Autoridade Tributária e Aduaneira, que é a entidade competente nesta matéria.
Saiba mais:
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