Tem dúvidas sobre as alterações na TDT
Ligue grátis todos os dias das 9h às 16h
Os preços das telecomunicações praticados em março de 2021 diminuíram 0,4% face ao mês anterior. A alteração ocorrida resultou da descida do preço de algumas ofertas de 4 serviços.
Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a variação de preços foi de -0,8%.
Nos últimos 12 meses a variação média dos preços das telecomunicações foi de -1,2%, ou seja, 1,2 pontos percentuais (p.p.) abaixo da variação registada para o IPC - Índice de Preços no Consumidor (0,0%). Esta redução de preços reflete sobretudo a entrada em vigor, a 15 de maio de 2019, das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações dentro da União Europeia (UE), e a redução da mensalidade de algumas ofertas de banda larga móve pós-pagas através de PC/Tablet e de algumas ofertas em pacote.
Em março de 2021, a variação média dos preços das telecomunicações em Portugal foi inferior à verificada na UE. A taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações em Portugal foi a 10ª mais baixa (18.ª mais elevada) entre os países da UE. O país onde ocorreu o maior aumento de preços foi a Polónia (+5,1%), enquanto que a diminuição mais expressiva teve lugar na Dinamarca (-3,5%). Em média, os preços das telecomunicações na UE diminuíram 0,1%.
Entre o final de 2009 e março de 2021, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,9%, enquanto que na União Europeia diminuíram 9,9%.
Infografia da evolução dos preços das telecomunicações em março de 2021
Saiba mais:
ANACOM.pt: Evolução dos preços das telecomunicações em março de 2021