Voltar

Estatísticas - Redes de alta velocidade cobrem 87% das casas

Ouvir com ReadSpeaker
18.12.2020

O número de clientes com redes e serviços de alta velocidade em local fixo nas suas casas atingiu 3 milhões no final do terceiro trimestre de 2020. Trata-se de um aumento de 9,5% face ao valor registado no mesmo período de 2019.

Salienta-se ainda que pelo menos oito em cada dez dos novos clientes de redes de alta velocidade optaram por um serviço suportado em fibra ótica.

No final do período em análise, cerca de 72% das famílias dispunham de subscrições de serviços de alta velocidade em local fixo. Por regiões, Lisboa (89,2%), Açores (80,4%), e Madeira (80,2%) registaram penetrações acima da média. Por seu turno, as regiões Centro (60,5%), Algarve (68,7%), juntamente com o Norte (68,7%) e o Alentejo (51,0%), em que a penetração destes serviços é mais baixa, aproximaram-se da média nacional.

Estima-se que, no mínimo, cerca de 5,5 milhões das já estão ligadas com uma rede de alta velocidade, mais 4,2% que no mesmo trimestre do ano anterior.

Por região, a cobertura na área metropolitana de Lisboa e nos Açores encontrava-se acima da média. Por outro lado, realça-se o crescimento do número de casas com ligação a redes com alta velocidade verificado no Centro (+9,6%), na Madeira (+9,3%), no Algarve (+8,1%) e no Alentejo (+7,4%), regiões onde se reduziram as diferenças de cobertura face à média do país.

O número de casas com fibra ótica ascendeu a cerca de 5,3 milhões, mais 7,3% do que no mesmo trimestre do ano anterior, tendo atingido uma cobertura de 83%.

Relativamente aos acessos de alta velocidade suportados em redes de TV por cabo, o número de alojamentos aumentou 0,1%, totalizando 3,8 milhões e atingindo uma cobertura de 59,4%.

Infografia sobre redes e serviços de alta velocidade - 3.ª trimestre de 2020

Infografia sobre redes e serviços de alta velocidade - 3.ª trimestre de 2020

Consulte em ANACOM.pt a versão integral do último relatório sobre “Redes e serviços de alta velocidade em local fixo”.