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No 2.º trimestre de 2024 (2T2024) o tráfego postal foi de 126 milhões de objetos, tendo diminuído 9,8% em comparação o trimestre homólogo.
O tráfego postal era composto por cerca de 70,6% de correspondências, 7,1% de correio editorial e 7,8% publicidade endereçada. As encomendas representaram 14,5% do total do tráfego, mais 0,8 pontos percentuais (p.p.) do que no 2T2023.
Face ao período homólogo, a publicidade endereçada, as correspondências e o correio editorial verificaram uma diminuição de tráfego em 27,4%, 8,7% e 6,0%, respetivamente, enquanto o tráfego de encomendas diminuiu 4,6%.
Receita média por objeto aumentou 10,7%
A receita média por objeto aumentou face ao trimestre homólogo (+10,7%), mantendo a tendência de crescimento que se iniciou em 2018. Neste trimestre o aumento ocorrido resultou sobretudo do crescimento da receita unitária das correspondências (11,3%), influenciado pelos aumentos de preços promovido pelos CTT a 1 de fevereiro de 2024.
Serviço Universal representou 78% do tráfego e 50% das receitas
Os serviços postais inseridos no âmbito do Serviço Universal (SU) foram responsáveis por 77,7% do tráfego e 50,1% das receitas. Em comparação com o 2T2023, o tráfego de SU decresceu 8,6% e o seu peso no total do tráfego aumentou 1,0 p.p., enquanto as receitas de SU diminuíram 0,4% e o seu peso no total decresceu 0,2 p.p.
Quotas dos prestadores
O grupo CTT dispunha de uma quota de cerca de 82,6% do tráfego postal, menos 1,7 p.p. do que no 2T2023. Relativamente ao tráfego abrangido pelo SU, o grupo CTT detinha uma quota de cerca de 89,6%, menos 0,7 p.p. do que no trimestre homólogo. Por outro lado, a quota de encomendas do grupo CTT atingiu 43,5% (-5,7 p.p. do que no 2T2023).
O número de trabalhadores aumentou 1,2%
No 2T2024, contabilizaram-se cerca de 15,3 mil trabalhadores afetos à exploração dos serviços postais, mais 1,2% do que no 2T2023. O número de trabalhadores do Grupo CTT diminuiu 1,2% enquanto o número de trabalhadores de outros prestadores aumentou 7,2%. A proporção de trabalhadores do grupo CTT alcançou no final do período 69,7% do total (-1,7 p.p. do que no trimestre homólogo).
Aumento dos pontos de acesso e dos centros de distribuição
Aumentaram o número de pontos de acesso (7,3%) e o número de centros de distribuição (0,7%) em relação ao trimestre homólogo.
O número de estações de correio dos CTT e o número de postos de correio mantiveram-se iguais em relação ao trimestre homólogo.
Serviços postais – 2.º trimestre de 2024
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