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Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação: Como a ANACOM protege os consumidores
17.05.2025
O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, celebrado a 17 de maio, é uma oportunidade para reforçar a importância das comunicações eletrónicas e da sociedade de informação, na vida de todos.
Na ANACOM, trabalhamos diariamente para garantir a proteção dos direitos dos consumidores de telefone fixo e móvel, Internet, TV paga, Televisão Digital Terrestre (TDT), de modo a promover o acesso a estes serviços por todos e com níveis de qualidade mínimos assegurados.
1. Protegemos os direitos dos consumidores
- Participamos na produção de leis que reforçam os direitos dos consumidores.
- Emitimos recomendações aos operadores quando identificamos oportunidades de melhoria da experiência dos consumidores.
- Fiscalizamos a atividade dos operadores, garantindo o cumprimento da lei.
- Aplicamos sanções aos operadores infratores.
- Aplicamos medidas corretivas a práticas lesivas dos direitos dos consumidores.
- Promovemos a concorrência e definimos regras para evitar obstáculos à mudança de operador ou ao cancelamento dos contratos.
- Promovemos a inclusão regulando o acesso à tarifa social de Internet (TSI) e assegurando regras específicas no acesso aos serviços pelos cidadãos com necessidades especiais.
- Nos serviços digitais a ANACOM, enquanto autoridade competente e coordenadora, juntamente com outras entidades competentes, designadamente a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e com a Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), zela pela aplicabilidade do RSD, visando criar um espaço digital mais seguro para os cidadãos e empresas e isento de conteúdos ilegais.
- Cooperamos com outras entidades públicas e privadas na promoção da literacia e em ações de fiscalização, nomeadamente assegurando a comercialização de equipamentos e o combate à proliferação de conteúdos ilegais, entre outras ações.
Assista ao vídeo “10 direitos que deve conhecer enquanto utilizador de comunicações eletrónicas”:
2. Promovemos a resolução de conflitos
- Apesar da ANAOM não ter legalmente competências para resolver conflitos entre utilizadores e prestadores de serviços, prestamos informações aos utilizadores que nos contactam, por escrito ou através da nossa linha gratuita 800 206 665, sobre os seus direitos e meios de reação ao seu dispor.
- Financiamos a atividade de sete Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo e asseguramos a formação dos seus recursos.
- Promovemos o recurso aos Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo, que oferecem aos consumidores soluções rápidas e gratuitas de mediação, conciliação e arbitragem.
Assista ao vídeo Minuto ANACOM sobre resolução de litígios com o operador:
Consulte as perguntas frequentes sobre resolução alternativa de conflitos
Saiba qual o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo mais perto de si.
3. Promovemos a cobertura e a acessibilidade
- Monitorizamos a cobertura e a qualidade dos serviços de comunicações eletrónicas, designadamente dos serviços móveis, procurando assegurar a igualdade no acesso aos serviços no território nacional e com particular atenção às zonas rurais e de baixa densidade.
- Definimos obrigações de cobertura aos operadores.
- Disponibilizamos ferramentas de consulta de cobertura de serviços e de controlo da qualidade do serviço prestado, incluindo velocidades de Internet.
Consulte o portal GEO.ANACOM, que apresenta dados georreferenciados sobre as infraestruturas, serviços e cobertura de comunicações eletrónicas em Portugal, entre outras informações.
Teste o desempenho do seu serviço de acesso à Internet com o NET.mede, que lhe permite testar alguns parâmetros de qualidade do seu serviço de Internet (fixa e móvel), como a velocidade e eventuais condicionamentos de tráfego.
4. Defendemos a transparência e a literacia digital
- Exigimos que os operadores apresentem informação clara sobre condições contratuais, nomeadamente sobre preços, velocidades e condições de cancelamento.
- Divulgamos guias, vídeos, podcasts, infografias e alertas ao Consumidor.
A nossa missão: Comunicações para todos, com confiança
Neste Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, reafirmamos o compromisso de promover um sector mais justo, transparente e inclusivo, onde os consumidores são respeitados e os seus direitos garantidos.
Saiba mais:
Perguntas frequentes sobre Voz, Internet e TV
Perguntas frequentes serviços digitais
Perguntas frequentes sobre problemas com o operador