Voltar

CTT - Rede postal e oferta de serviços dos CTT em 2017

Ouvir com ReadSpeaker
24.05.2018

Conheça os resultados da monitorização realizada pela ANACOM aos indicadores de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços, que se reportam ao final de 2017.

A 15.09.2017 a ANACOM fixou, para os três anos seguintes, os objetivos de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços que os CTT se encontram obrigados a assegurar, enquanto prestador do serviço universal.

Esses objetivos vigoram entre 01.10.2017 e 30.09.2020 e dizem respeito a:

  • Densidade dos estabelecimentos postais;
  • Densidade dos marcos e caixas de correio;
  • Ofertas mínimas de serviços, incluindo regras sobre períodos mínimos de funcionamento dos estabelecimentos postais.

A ANACOM é responsável por acompanhar o cumprimento dos objetivos que fixou aos CTT e, nesse contexto, apresenta um relatório onde são analisados os níveis de desempenho dos indicadores de densidade da rede postal e de ofertas mínimas de serviços, registados no 4.º trimestre de 2017.

Assim, e de acordo com informação reportada pelos CTT, no final de 2017, estavam em funcionamento 2369 estabelecimentos postais, dos quais:

  • 605 estações de correio fixas;
  • 3 estações móveis; e
  • 1761 postos de correio.

Verifica-se um ligeiro crescimento do número de estabelecimentos postais face ao final de 2014, uma vez que o número de estações de correio encerradas é compensado pelo número de postos de correio criados neste período. Em todo o caso, o número de estabelecimentos postais está de acordo com os objetivos de densidade da rede postal, fixados para os próximos de 3 anos, e que fixa implicitamente o número mínimo de estabelecimentos postais em 2296.

Saiba mais:
ANACOM fixa objetivos aos CTT
Relatório “Rede postal e oferta de serviços dos CTT - Correios de Portugal” (4.º trimestre de 2017)