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A atual situação de confinamento decorrente da pandemia de COVID-19, o teletrabalho e o ensino à distância levaram a um aumento significativo do número de testes à velocidade do serviço de acesso à Internet efetuados com o NET.mede, tanto nos acessos fixos residenciais, como nos acessos móveis.
Na semana de 20 a 26 de abril de 2020, nos acessos fixos residenciais foi registada uma média diária de 4813 testes, o maior volume de testes numa semana desde o início da pandemia. O horário em que ocorreram mais testes foi entre as 14 e as 19 horas, diminuindo a partir dessa hora.
No que respeita aos acessos móveis foram realizados 1395 testes, com menor frequência aos fins de semana. No que respeita à distribuição diária, o pico dos testes aos acessos móveis ocorreu entre as 18 e as 20 horas, com destaque para um número acentuado de testes realizados às 15h.
Os concelhos de Lisboa, Porto e Oeiras foram os que registaram um maior número de testes, tantos nos acessos fixos residenciais, como nos móveis.
O NET.mede é uma ferramenta que permite testar alguns parâmetros de qualidade do serviço de Internet (fixa e móvel) a partir de um computador, smartphone ou tablet, possibilitando a medição, nomeadamente, da velocidade de download e de upload de uma ligação à Internet. Permite ainda verificar se existem indícios de gestão de tráfego de Internet por parte dos operadores, através da aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratados (traffic shaping).
Saiba mais:
NET.mede
ANACOM.pt: NET.mede - Relatório de impacto do COVID-19 (26 de abril de 2020)
Estatísticas do Portal do Consumidor e ferramentas - NET.mede