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A maior utilização da Internet decorrente do confinamento social está a levar a um aumento significativo do número de testes à velocidade do serviço de acesso à Internet efetuados com o NET.mede, tanto nos acessos fixos residenciais, como nos acessos móveis.
Nos acessos fixos residenciais, na fase pré-pandemia, faziam-se cerca de 2000 testes por dia através do NET.mede, número que mais do que duplicou com a pandemia. Na semana de 13 a 19 de abril registaram-se em média 4515 testes diários. O horário em que foram realizados mais testes foi entre as 15 e as 19 horas, diminuindo a partir dessa hora. Este resultado refletirá, entre outros, o efeito do teletrabalho e do ensino à distância.
Quanto aos acessos móveis, o número médio de testes diários mais do que triplicou nessa semana, comparando com o período pré-pandemia. Na semana de 13 a 19 de abril foram realizados em média mais de 1200 testes por dia, com menor frequência aos fins de semana. No que respeita à distribuição diária, os testes aos acessos móveis atingem o pico às 15 horas, sendo que o período de realização do maior número de testes se prolonga até às 22 horas. Antes da pandemia, o pico da realização dos testes com o NET.mede ocorria entre as 18 e as 22 horas.
Os concelhos de Lisboa, Porto e Oeiras foram os que registaram um maior número de testes na semana de 13 a 19 de abril, tantos nos acessos fixos residenciais, como nos móveis.
O NET.mede é uma ferramenta que permite testar alguns parâmetros de qualidade do serviço de Internet (fixa e móvel) a partir de um computador, smartphone ou tablet, possibilitando a medição, nomeadamente, da velocidade de download e de upload de uma ligação à Internet. Permite ainda verificar se existem indícios de gestão de tráfego de Internet por parte dos operadores, através da aplicação de restrições ao tráfego e à velocidade contratados (traffic shaping).
Recorda-se que, no atual contexto de emergência de saúde pública, foram adotadas medidas excecionais e temporárias que podem ter impacto na utilização de serviços de comunicações eletrónicas e afetar a sua qualidade. Com o objetivo de assegurar a prestação ininterrupta de serviços de telecomunicações críticos à população em geral e, sobretudo, a continuidade da prestação destes serviços a clientes prioritários (ex.: entidades prestadoras de cuidados de saúde, forças e serviços de segurança e administração interna), os operadores podem, quando necessário, implementar medidas excecionais de gestão de rede e de tráfego que visem preservar a integridade e a segurança das redes e dos serviços prestados através delas e prevenir os efeitos de congestionamento.
Saiba mais:
NET.mede
ANACOM.pt: NET.mede - Relatório de impacto do COVID-19 (19 de abril de 2020)
Estatísticas do Portal do Consumidor e ferramentas – NET.mede