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COVID-19 - Aumento do número de encomendas postais e do tráfego de Internet

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24.04.2020


Tráfego postal

A ANACOM estima que, na semana de 13 a 19 de abril, o tráfego de encomendas postais em Portugal aumentou 10% por comparação com o período anterior à entrada em vigor das medidas excecionais e temporárias associadas ao COVID-19.

Pelo contrário, as encomendas internacionais diminuíram 25% no caso das encomendas enviadas e 7% no caso das encomendas recebidas.

No total das encomendas nacionais e internacionais o aumento foi de 7%.

Em comparação com a semana anterior o tráfego total de encomendas aumentou 30%, com subidas significativas tanto no tráfego nacional como internacional.

Tráfego de dados sobe acima do tráfego de voz

Nos serviços de comunicações eletrónicas, o tráfego de voz terá aumentado 17% na semana de 13 a 19 de abril face ao período pré-pandemia, com o tráfego de voz fixa a subir 33% e o tráfego de voz móvel a aumentar 16%. O tráfego de voz móvel é, no entanto, sete vezes superior ao tráfego de voz fixa.

Por sua vez, a utilização de dados subiu 63%, tendo o tráfego de dados fixo aumentado 68%, contrariamente ao tráfego de dados móvel, que diminuiu 2%.

Na semana de 13 a 19 de abril, o tráfego médio semanal por utilizador foi, no mínimo, de 20 minutos de voz fixa, 64 minutos de voz móvel, 40 GB de dados fixos e 0,8 GB de dados móveis.

O número de acessos em local fixo aumentou 0,4%, enquanto que o número de acessos móveis diminuiu entre 3,1% e 1,1%, consoante o tipo de acesso.

Em relação à semana anterior, o tráfego de voz diminuiu cerca de 4% e os dados móveis diminuíram 6%. O tráfego de Internet fixa aumentou 0,5%.