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COVID-19 - Aumenta a utilização de serviços de comunicações eletrónicas

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30.03.2020

A utilização dos serviços de comunicações eletrónicas tem estado a aumentar em consequência da adoção de medidas de proteção de contágio de COVID-19. O tráfego de voz aumentou cerca de 47% e o consumo de dados cerca de 52%.

Durante este período verificou-se um significativo crescimento do tráfego do serviço de voz fixo (+94%), que contrasta com a redução verificada em anos anteriores (em 2019 este tipo de tráfego diminuiu 15%). Recorde-se que o tráfego deste serviço se encontra em queda desde o início de 2013. Por outro lado, o peso relativo do serviço de voz fixo aumenta em relação ao serviço de voz móvel (que cresceu menos que a voz fixa).

Acentuou-se igualmente o crescimento do tráfego de banda larga fixa (+53,7%), que estava em desaceleração (cresceu 29% em 2019). Estima-se assim que o tráfego médio por acesso fixo continue a aumentar (era de 131 GB/mês em 2019) e se afaste ainda mais do tráfego médio por acesso móvel (4 GB/mês em 2019), visto que o tráfego de dados móvel está a crescer a taxas inferiores ao tráfego fixo.

Não foram reportados congestionamentos relevantes

A ANACOM continua a exercer ativamente as suas competências e monitoriza permanentemente a utilização das redes e serviços de comunicações eletrónicas. Entre outras ações, a ANACOM averigua regularmente junto dos operadores como é que o COVID-19 está a influenciar as suas atividades, como está a evoluir o tráfego, se existem situações de congestionamento das redes devido a aumento da procura, que medidas estão a ser adotadas (incluindo em termos de proteção dos colaboradores indispensáveis para as atividades dessas empresas), a articulação que está a ser feita com outras entidades (nomeadamente no que respeita à proteção civil) e ainda a forma como se estão a processar as comunicações de emergência.

Até à data os operadores não identificaram situações de congestionamentos relevantes e a ANACOM não tem registo de situações com impacto significativo junto dos utilizadores.

Registe-se que os operadores já fizeram saber publicamente que têm vindo a reforçar a capacidade das suas redes para suportar os aumentos de tráfego, incluindo nas horas de pico, e que o objetivo é assegurar a integridade e a continuidade das redes e serviços.

Importa ainda, no atual contexto em que cada vez mais pessoas estão nas suas casas e a aceder à Internet, alertar para as fraudes que a Polícia Judiciária, a Guarda Nacional Republicana e o Centro Nacional de Cibersegurança têm vindo a detetar. É importante estar atento aos avisos das autoridades.

Saiba mais:
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ANACOM.pt: Boas práticas para a utilização de redes e serviços de comunicações eletrónicas